Acre é um dos estados que mais consumiram internet 5G em 2023 no Brasil; veja ranking

Os dados são de um levantamento do relatório da Opensignal

O Acre teve um aumento de mais de 5% em relação ao ano anterior, entre os estados em que os usuários ficaram mais tempo utilizando a internet 5G em 2023. Os dados são de um levantamento do relatório da Opensignal.

Internet 5G já é realidade no Brasil — Foto: SOPA Images/Getty Images

De acordo com os números, o Acre registrou 12,8% do tempo de uso do 5G em território nacional.O estado fica atrás apenas do Distrito Federal (15,1%), Amapá (13,9%) e Rio de Janeiro (13%).

O Amapá e o Acre, inclusive, se destacam pelo crescimento elevado em apenas 12 meses de análise. No Acre, o número saltou de 7,4% para 12,8%.

Acre teve um dos maiores aumentos/Foto: Teleco/Reprodução

Rio Branco foi a primeira cidade do Acre a ter o sinal disponível. A quinta geração da internet foi liberada em outubro de 2022. A lei 2434, que regularizou a tecnologia 5G na capital acreana foi sancionada em agosto do mesmo ano pela prefeitura.

Em março do ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou mais sete municípios acreanos que passaram a estar aptos a receber o sinal de internet 5G: Acrelândia, Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Xapuri.

CONFIRA MAIS: Mais cinco municípios acreanos estão aptos a receber internet 5G; veja quais

Como acessar o 5G

Para ter acesso à internet móvel em 5G, é necessário ter um celular habilitado para a tecnologia. Os aparelhos mais novos já vêm habilitados. Também é preciso estar na área de cobertura da rede.

PUBLICIDADE