O treinador croata Aleksandar Petrovic será o novo comandante da Seleção Brasileira de basquete masculino. O anúncio foi feito oficialmente pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) nesta quinta-feira (18). O técnico chega para substituir Gustavo De Conti, que teve a saída do cargo comunicada nesta quarta (17/4).
Jurij Kodrun/Getty Images
A comissão técnica de Petrovic contará com Tiago Splitter, que é membro do Houston Rockets e foi campeão da NBA pelo San Antonio Spurs como jogador, Helinho Garcia, do SESI Franca, Bruno Savignani, do espanhol Bétis, e Demétrius Ferracciú, do Paulistano, como auxiliares.
O croata terá sua segunda passagem no comando da seleção. Ele esteve à frente da equipe entre 2017 e 2021, período em que conquistou 26 vitórias em 33 jogos, alcançando classificação para a Copa do Mundo de basquete de 2019 e para a decisão do Pré-Olímpico de 2021, em que foi derrotado pela Alemanha.
Retornando ao cargo após quatro anos, o treinador espera conduzir a seleção para sua primeira classificação a uma Olímpiada em oito anos. ‘’Estou muito feliz de retornar ao comando da Seleção Brasileira. Agora é focar no Pré-Olímpico da Letônia em busca da vaga olímpica para Paris’’, declarou.
O Brasil entra em quadra para a disputa do Pré-Olímpico de basquete entre os dias 2 e 7 de julho deste ano, disputando a fase inicial em grupo formado com Camarões e Montenegro. Caso avance, a seleção precisará superar Letônia, Filipinas ou Geórgia nas semifinais e garantir triunfo na decisão para carimbar a vaga nos Jogos de Paris.