O Instituto Federal do Acre (Ifac) inaugura, nesta sexta-feira (12), o novo campus Baixada do Sol, localizada na região da Transacreana. A nova unidade conta com mais de 450 hectares e já recebeu cerca de R$ 7 milhões de investimentos, que foram para a reforma e construção de novos espaços.
Instalado na antiga Escola da Floresta, o campus na Transacreana receberá as atividades educacionais do antigo Ifac, localizado no bairro Aeroporto Velho, em Rio Branco. Além de salas de aula, a nova estrutura possui auditório, laboratórios, refeitório, biblioteca, quadra poliesportiva, estacionamento e diversas áreas destinadas para pesquisas científicas e atividades práticas.
Com expectativa de atender até 1,4 mil estudantes, o campus do Ifac na Transacreana oferta cursos técnicos nas áreas de Alimentos, Agroecologia e Recursos Pesqueiros, como também turmas de pós-graduação em Agricultura Familiar.
Segundo o diretor do campus, Jorge Fadel, é uma honra inaugurar o campus. “A gente inaugura uma escola que eu também fui aluno há 42 anos. Eu sei da alegria dos estudantes e da expectativa da comunidade em relação à agricultura, à pecuária, ao agronegócio e todas essas áreas o campus da Transacreana traz cursos técnicos e de extensão”, explica.
A reitora do Ifac, Rosana Cavalcante disse que está muito feliz em inaugurar mais um campus. “Eu sou uma reitora que está no ápice da sua felicidade profissional, porque ter a possibilidade de ter inaugurado todos os campi do seu instituto, não é pouca coisa. Esse da Transacreana foi sonhado há mais de 10 anos, mas há 6 anos que a gente está no processo para que a gente possa se mudar. Originalmente, esse campus era da Baixada do Sol, perto do ginásio coberto, mas lá não tinha condições de suportar um campus agrícola. Nós negociamos durante os últimos 10 anos para que a gente pudesse vir para cá. Vamos passar de atender 400 alunos para 1,4 mil alunos”, explicou.
O aluno Rimelmin Bandeira, morador do km 45 da Transacreana, falou sobre a importância do campus no local. “O Ifac renovado traz muitas oportunidades de formação e cursos técnicos e mais conhecimentos para a comunidade que não tem condições de pagar cursos e dão mais oportunidades e abrem as portas para a comunidade”, disse o aluno.
Já a estudante de 15 anos, Elloise Costa, moradora de Rio Branco, diz que vai ao campus da Transacreana pois terá muitas oportunidades para a população.
O prefeito Tião Bocalom também esteve presente na inauguração do campus. “A região da Transacreana concentra maior parte dos agricultores familiares e é muito importante que tenha esse campus reativado para dar oportunidade para os filhos dos produtores. A Prefeitura faz parte aqui com diversas ações, como o transporte, em parceria com o Ifac”, disse.
Veja fotos exclusivas de Juan Diaz para o ContilNet: