Depois do feriadão da Semana Santa, quem gosta de folgas em feriados emendados com finais de semana, vai ter que esperar um pouco. Pelo menos, até novembro, quando o feriado de Proclamação da República pode ser esticado com o final de semana.
Antes disso, dos sete feriados nacionais que ainda restam em 2024, ou caem no meio da semana ou em sábados e domingos. É o caso, por exemplo, do dia 17 de novembro, em que no Acre é celebrado o dia de assinatura do Tratado de Petrópolis, que vai cair num domingo.
Neste mês de abril, o único feriado, Dia de Tiradentes, dia 21 de abril, cai em um domingo. Já em maio, são dois feriados, um na quarta-feira, 1 de maio, Dia do Trabalho, e o outro apenas no final do mês, o feriado católico de Corpus Christi, que é ponto facultativo no Acre, no dia 30.
Outro feriado estadual muito esperado pelos acreanos, o 15 de junho, quando se comemora a elevação do Acre da condição de território a Estado, também vai cair num sábado. Quem gosta de folga remunerada e longa, vai ter que esperar por 2025.
Em agosto, o Acre também celebra uma data importante para o estado, que é a Revolução Acreana, dia 6 de agosto, que cai em uma terça-feira. Em setembro, há um feriado estadual no dia 5, que será adiado para o dia 6, sendo a comemoração do Dia da Amazônia. Neste mesmo mês, há a Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, que será em um sábado.
Em outubro, os acreanos contam com um feriado nacional no dia 12, Dia de Nossa Senhora Aparecida, em um sábado, e um ponto facultativo no dia 28, Dia do Servidor Público, uma segunda-feira. Já em novembro, o primeiro feriado do mês, no Dia dos Finados, será também em um sábado e o outro feriado nacional, dia 15, em que se comemora a Proclamação da República, acontece em uma sexta-feira.
Ainda em novembro, no dia 17, há o feriado estadual de Tratado de Petrópolis, que cairá em um domingo. Logo em seguida, no dia 20 de novembro, há o feriado nacional do Dia da Consciência Negra, que será em uma quarta-feira. Vale lembrar que, neste ano, o dia 20 de novembro passou a ser um feriado nacional. A decisão foi aprovada no Congresso e sancionada pelo presidente Lula.
No último mês do ano, há dois pontos facultativos e um feriado: 24 e 25 de dezembro, véspera de Natal na terça-feira e Natal na quarta-feira e o último dia do ano, dia 31, ponto facultativo, que cai em uma terça-feira.
Veja os feriados e pontos facultativos do Acre em 2024, divulgado no início do ano: