Um novo concurso Correios será realizado em breve e uma dúvida de muitos concurseiros interessados nesta oportunidade é sobre o Teste de Aptidão Física (TAF). O certame possui mesmo a etapa do TAF? Para quais cargos? Como é realizado? Confira todos os detalhes nesta matéria!
Vale lembrar que o concurso Correios ofertará vagas para os cargos abaixo:
- Nível médio
- Agente de Correios
- Nível superior
- Analista de Correios – Advogado
- Analista de Correios – Analista de Sistemas
- Analista de Correios -Assistente Social
- Analista de Correios – Engenheiro
De acordo com a empresa, a previsão é que o edital seja publicado até o mês de setembro, mas a intenção da diretoria é que os trâmites para a abertura da seleção aconteçam o mais rápido possível.
Os aprovados receberão salários iniciais de até . Confira os valores atualizados dos salários de cada cargo!
Concurso Correios – Como foi o TAF?
O concurso Correios mais recente foi realizado em 2011, sob organização da banca Cespe (atual Cebraspe). O certae ofertou vagas tanto para Agente, de nível médio, quanto para Analista, de nível superior, em diversas áreas.
Os candidatos foram avaliados por meio das seguintes etapas:
- Prova objetiva – para todos os cargos; e
- Avaliação da capacidade física – apenas para o cargo de Agente de Correios, nas atividades de Carteiro e Operador de Triagem e Transbordo.
É importante mencionar que o teste de capacidade física foi realizado pelos candidatos aprovados na prova objetiva dentro do limite máximo e teve caráter eliminatório.
A etapa consistiu em 3 testes subsequentes, na seguinte ordem:
- I – Teste de Barra Fixa;
- II – Teste de Corrida de Doze Minutos; e
- III – Testes de Dinamometria (força muscular).
Veja quais foram os critérios mínimos que os candidatos tiveram que alcançar para serem considerados aprovados nesta etapa:
Teste de Barra Fixa
Masculino
O candidato precisou realizar, no mínimo, 3 (três) flexões completas para ser considerado APTO. Àquele que não atingiu a performance exigida na primeira tentativa, foi concedida uma segunda tentativa, após 5(cinco) minutos da realização da primeira, ocasião em que o candidato pode reverter a sua situação inicial.
Instruções:
- I – ao comando “em posição”, o candidato deverá dependurar-se na barra, com pegada livre (pronação ou supinação) e braços estendidos, podendo receber ajuda para atingir essa posição, devendo manter o corpo na vertical e sem contato com o solo;
- II – ao comando “iniciar”, o candidato flexionará simultaneamente os cotovelos até o queixo ultrapassar a parte superior da barra. Em seguida, estenderá novamente os cotovelos até a posição inicial.
Feminino
A candidata precisou manter a suspensão por, no mínimo, 10 (dez) segundos para ser considerada APTA. Àquela que não atingiu a performance exigida na primeira tentativa, foi concedida uma segunda tentativa, após 5(cinco) minutos da realização da primeira, a fim de reverter a sua situação inicial.
Instruções:
- I – ao comando “em posição”, a candidata deverá dependurar-se na barra, com pegada livre (pronação ou supinação), mantendo os braços flexionados e o queixo acima da parte superior da barra, podendo receber ajuda para atingir esta posição;
- II – ao comando “iniciar”, depois de tomada a posição inicial pela candidata, o fiscal da prova inicia imediatamente a cronometragem do tempo, devendo a candidata permanecer na posição, no mínimo, 10 (dez) segundos, sendo que o fiscal avisará o tempo decorrido na execução.
Teste de Corrida de Doze Minutos
Para os homens, foi considerado APTO aquele que, em 12 (doze) minutos, percorreu a distância mínima de 2.200 metros. Para as mulheres, a distância mínima percorrida para aprovação foi de 1.800 metros, em igual tempo.
Instruções:
- Ao comando da banca examinadora, o(a) candidato(a) deverá no tempo de 12 (doze) minutos, deslocar-se em qualquer ritmo, correndo ou caminhando, podendo, inclusive, parar e depois prosseguir.
Testes de Dinamometria (força muscular)
Esse teste foi realizado após 2 horas do término da realização do teste de corrida de 12 (doze) minutos.
O teste de dinamometria consistiu em exames com a seguinte aparelhagem:
- a) Manual: capacidade de carga= 50 Kgf
- b) Dorsal: capacidade de carga= 200 Kgf
- c) Escapular: capacidade de carga= 50 Kgf
As manobras de força foram ser realizadas em séries de três tentativas por aparelho. O resultado considerado foi aquele de maior valor e o(a) candidato(a) foi considerado(a) APTO(A) ou INAPTO(A).
O teste obedeceu aos seguintes critérios de avaliação:
- a) Dinamometria Manual – desempenho mínimo para aprovação:
- Masculino: 35 Kgf
- Feminino: 30 Kgf
- b) Dinamometria Escapular – desempenho mínimo para aprovação:
- Masculino: 30 Kgf
- Feminino: 25 Kgf
- c) Dinamometria Dorsal – desempenho mínimo para aprovação:
- Masculino: 90 Kgf
- Feminino: 80 Kgf
Instruções para cada teste:
TESTE DE DINAMOMETRIA MANUAL
Os procedimentos para a execução do Teste de Dinamometria Manual obedecerão aos aspectos a seguir:
- a) O(A) candidato(a) deverá posicionar-se em pé, com afastamento lateral das pernas, os braços ao longo do corpo, o punho e antebraço em posição de pronação, segurando o dinamômetro na linha do antebraço;
- b) Na posição indicada, o(a) candidato(a) deverá realizar a maior tensão possível de flexão dos dedos, com a preensão da barra móvel do dinamômetro entre os dedos e a base do polegar;
- c) Não será permitida nenhuma movimentação do cotovelo e punho.
TESTE DE DINAMOMETRIA DORSAL
O(A) candidato(a) posicionar-se-á em pé sobre a plataforma do dinamômetro, deixando os joelhos completamente estendidos, o tronco levemente flexionado à frente formando um ângulo de aproximadamente 120 graus e a cabeça acompanhando o prolongamento do tronco com o olhar fixo à frente. A posição das mãos, quando segurar na alavanca do dinamômetro, deverá ser uma palmar e a outra dorsal.
Quando o(a) candidato(a) atingir esta posição, o professor de educação física solicitará que ele(a) aplique a maior força muscular possível nos músculos da região lombar, deixando-a ereta.
Não é permitido ao(à) candidato(a) inclinar-se para trás ou realizar qualquer movimento adicional com as pernas e com os braços, como flexão dos joelhos e/ou dos cotovelos, durante a realização das ações musculares de tração lombar.
TESTE DE DINAMOMETRIA ESCAPULAR
O(A) candidato(a) posicionar-se-á em pé, com os pés afastados, tronco em posição anatômica, cabeça direcionada para frente, fixando o dinamômetro com as duas mãos ao mesmo tempo e os ombros abduzidos formando um ângulo de 90 graus. Ao segurar o dinamômetro, apoiar com todos os dedos, inclusive o polegar.
Quando o(a) candidato(a) atingir essa posição será solicitado que execute o movimento em explosão.
Não será permitido movimentar o corpo tirando os pés da posição inicial ou deixar cair os ombros saindo do ângulo de 90 graus. Esses movimentos dificultam a execução do teste.
Ei, concurseiro(a)!
Você está estudando para o concurso Correios?
Então, temos uma notícia para você. Montamos um plano de estudos TOTALMENTE GRATUITO e COMPLETO para que você de uma vez por todas se organize na sua preparação sem se enrolar. Você poderá ver o dias, as horas estudadas, os conteúdos, a porcentagem de acertos e erros em questões e muito mais!
Resumo do concurso Correios
Diversos cargos – Geral
- Situação: comissão formada
- Cargos: Agente e Analista dos Correios
- Vagas: a definir
- Salários: até R$ 6.333,54
- Último edital: 2011
- Edital 1 – nível médio
- Edital 2 – nível médio e superior
Área Segurança do Trabalho
- Situação: banca definida
- Banca: Iades
- Vagas: a definir
- Cargos:
- Engenheiro de Segurança do Trabalho
- Técnico de Segurança do trabalho Júnior
- Médico do Trabalho Júnior
- Enfermeiro do Trabalho Júnior
- Último edital – Seg. do Trabalho