ContilNet Notícias

Em um ano, Acre vive 8 meses de emergência ambiental por conta das queimadas, diz Governo

Por Maria Fernanda Arival, ContilNet

O Ministério do Meio Ambiente e Mudanças do Clima publicou nesta segunda-feira (29), em edição do Diário Oficial da União, o calendário de emergência ambiental em áreas mais suscetíveis a incêndios florestais entre fevereiro de 2024 e abril de 2025. O Acre está em risco de incêndios florestais durante oito meses.

O Acre aparece como suscetível a incêndios florestais entre abril e novembro de 2024, junto com outros estados como Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro e outros estados. No Acre, o período de seca é conhecido pelos grandes números de focos de queimadas em todo o estado, principalmente no mês de setembro, quando a seca se agrava e os incêndios florestais aumentam.

queimadas

Queimadas no Acre são características do período de estiagem/Foto: Ilustrativa

Em setembro de 2022, de acordo com o BD Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o Acre registrou 6693 nos 30 dias. Já em setembro de 2023, o mês fechou com 3075 focos de queimadas. Ou seja, uma redução de 54% no mesmo período, que é conhecido justamente pelo agravamento da seca e da estiagem, o que facilita os registros de queimadas. Neste ano, segundo o Inpe, o Acre registrou 24 focos de queimadas, sendo apenas dois deles notificados em abril, quando inicia o período de emergência ambiental de áreas suscetíveis a incêndios florestais.

A publicação da portaria que declara estado de emergência ambiental é um procedimento anual, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de interesse público, como a contratação de brigadistas pelo Programa de Brigadas Federais do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Segundo o Governo Federal, são contratadas brigadas especializadas para cada período e região, como agentes indígenas, quilombolas e de comunidades que conheçam o território e possam contribuir com ações preventivas.

Brigadistas em período de queimadas no Acre/Foto: Sérgio Vale

Confira as regiões do país com estado de emergência ambiental declarado em épocas específicas:

De fevereiro a setembro de 2024:

De março a outubro de 2024:

De abril a novembro de 2024:

De maio a dezembro de 2024:

De junho de 2024 a janeiro de 2025:

De julho de 2024 a fevereiro de 2025:

De agosto de 2024 a março de 2025:

De setembro de 2024 a abril de 2025:

Sair da versão mobile