Entre os dias 22 e 26 de abril, no Complexo Cultural Funarte, acontece o Acampamento Terra Livre 2024, em Brasília. Uma delegação de indígenas do Acre saíram de Rio Branco no último dia 18 rumo à capital do Distrito Federal para participar.
O foco será a reivindicação sobre a garantia dos direitos originários, da demarcação de terras indígenas e o fim da violência nos territórios.
Segundo Wuriu Manchineri, que faz parte da diretoria executiva da MATPHA, 52 pessoas participam, sendo indígenas do Acre, das regiões do Purus e Juruá, de Rondônia (Kaxarari) e sul do Amazonas (Apurinã). O tema do Acampamento Terra Livre 2024 é “Nosso marco é ancestral. Sempre estivemos aqui”. A previsão de chegada é no próximo domingo, 21 de abril.
Ainda de acordo com a delegação, a maior parte está indo de ônibus, mas outros indígenas já estão em Brasília pois participaram de agenda do Conselho Nacional de Política Indígena. A mobilização conta com o apoio da Manxinerune Tsihi Pukte Hajene (MATPHA) e da COIAB.