Uma comitiva acreana está indo rumo a Goiânia, disputar a décima edição do Monstar Games, competição voltada para atletas de CrossFit, que ocorre entre os dias 25 e 28 de abril. Ao todo, nove atletas do estado, divididos em três trios, estão indo para a capital de Goiás.
As equipes que representam o estado estão divididas em duas categorias, sendo elas amador e scaled, voltada para atletas que estão a pouco tempo no esporte, funcionando como uma divisão abaixo do amador. Todos irão competir na modalidade mista, onde os grupos são formados por dois homens e uma mulher.
As provas enfrentadas pelas equipes acreanas contam com ginástica, levantamento de peso, corrida, natação e desafios de resistência.
Normalmente as competições de CrossFit se dividem em três pilares, sendo eles o levantamento de peso olímpico; ginástica com movimentos de barra fixa, argolas ou no solo e o endurance, que são atividades aeróbicas de longa duração.
Luiz Eduardo, de 24 anos, vai competir no evento, na categoria amador, e conta que sua equipe, composta por Janilson Ferreira da Silva, de 36 anos e Fernanda Cunha, de 33 anos, está se preparando desde fevereiro focado na competição. “Eu sou o mais inexperiente do meu trio, treino a um ano, mas Janilson e Fernanda já praticam o CrossFit a cerca de cinco anos”, explica ele.
Apesar de estarem confiantes, o atleta reforça que o intuito sempre é a diversão e desafiar os próprios limites e que a vitória é apenas uma consequência do trabalho que está sendo realizado por eles.
“Nós estamos confiantes, vamos fazer o que for possível para trazer esse troféu pro Acre, mas é claro que o mais importante é estarmos bem, nos divertimos e superar nossos limites”, diz Luiz Eduardo
O Monstar Games chegou a sua décima edição com novidades, voltando a ser um evento licenciado da marca CrossFit (o sistema funciona de forma parecida com o MMA e o UFC, sendo CrossFit uma marca), e vai contar com a participação aproximada de 1500 atletas de todo o país.
O organizador do evento disse que neste ano a parceria foi retomada, após dois anos de afastamento. Segundo o gestor do evento, as visões voltaram a se alinhar com a marca e estão com o mesmo objetivo deste ponto em diante.