Muitos já devem ter ouvido histórias de seus pais com falas como: “Mas na minha época a gente precisava fazer muito mais esforço para chegar na escola e estudar”, porém, na vida de Rebeca Iara, que estuda medicina na Bolívia, a história é um pouco diferente.
A jovem tem mostrado através de vídeos em suas redes sociais as dificuldades e perrengues enfrentados, não só por ela, mas por diversos alunos que precisam realizar o mesmo trajeto, para comparecerem às aulas na instituição do país vizinho, através da fronteira no município de Plácido de Castro.
Um dos registros feitos começa com a frase: “ Disseram que estudar medicina na Bolívia era mais fácil…” e em seguida a garota mostra os percalços enfrentados no caminho para a faculdade.
Com estradas cheias de lama, veículos em condições duvidosas e muitas vezes amontoados na carroceria de camionetes, a jovem brinca, colocando a frase “o caminho para a faculdade”, junto às imagens. Em tom de descontração, a legenda da publicação ainda vem dizendo “Com ou sem emoção?”.
Outra postagem feita por Iara mostra os calçados e pés de alunos chegando na instituição de ensino sujos com muito barro e lama, alguns completamente cobertos. Segundo a estudante, este seria apenas mais um dia comum na rotina daqueles que buscam o sonho de serem médicos.
Nos comentários das publicações, internautas entram na brincadeira e fazem comentários acerca da situação. “Um jaleco, uma galocha e um sonho” diz uma delas. Enquanto outra brinca “ Segundo meus pais, era assim que eles iam ao colégio no tempo deles”.