A programação do FestCine Originários, festival de cinema indígena itinerante, que será realizado entre os dias 6 e 20 de abril, foi divulgada. As atrações do evento irão passar por três municípios acreanos, sendo eles Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rio Branco.
As atividades irão começar no próximo sábado (6), na aldeia Ipiranga, do povo Puyanawa, no município de Mâncio Lima, com abertura ocorrendo às 14h, já a mostra de cinema se inicia às 19h. O festival fica no local até o domingo (7).
Seguindo a programação, desta vez na aldeia Shava Vena, em Cruzeiro do Sul, a noite de terça-feira (9) receberá apresentações musicais e cinematográficas, com início às 18h.
O festival desembarca na capital Rio Branco no dia 15 de abril, na escola estadual Manuel Tiago Lindoso, na data seguinte, 16, a escola Anice Dib Jatene recebe a programação. Na sequência o FestCine Originários estará na escola José Ribamar Batista, no dia 18. As exibições em escolas ocorrerão sempre no período noturno.
A tour será finalizada no Museu dos Povos Acreanos, nos dias 19 e 20 deste mês, começando às 15h e 14h, respectivamente em cada uma das datas.
O festival é produzido por Moisés Alencastro, que há mais de 20 anos trabalha com cultura no estado, sendo criador do Festival Transamazônico de cinema LGBTQIAP+, que está em sua terceira edição.
Alencastro se viu motivado a desenvolver este espaço para as produções cinematográficas indígenas, após perceber o pouco conhecimento que a sociedade tem sobre estes conteúdos.
“Eu tive essa ideia de fazer um festival para mostrar a nossa produção, com produções nacionais, [pois] quando se faz um festival, fazemos esta mesclagem. Um mix de tradição local e produção nacional. A programação é uma produção riquíssima”, garante Alencastro.
Confira abaixo a programação completa de todas as datas:
6 de Abril
14h – Abertura do Festival
14h30 – Mesa Redonda com Edvan Guajajara e Wewite Piyanko com o tema Panorama do Cinema Indígena no Brasil e no mundo
18h – Jantar
19h – Abertura da Mostra de Cinema
19h30 – Longa metragem “somos Guardiões” (1h25min)
22h30 – Musica e Dança Puyanawa
7 de Abril
9h – Café da Manhã
10h- Oficina com Edvan Guajajara
12h- Almoço
15h – Oficina com Edvan Guajajara
17h – Monstra de Cinema (programa de curtas)
18h – Jantar
19h – Filme:”A Gente Luta Mas Come Fruta” (40min); na sequência “No Tempo do Verão” (26min)
9 de Abril
18h – Abertura e Apresentações Musicais
18h30 – Longa metragem “somos Guardiões” (1h25min)
21h – Encerramento
15 de Abril
18h Mostra de curtas: “Mãri Hi – A Árvore dos Sonhos”, “Yuri u Xёatima thё – A Pesca com Timbó” e “Thuё Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando” e “No Tempo do Verão” (26min). Filme “Xinã Bena Beisikit Xarabu” (15min); “Bimi Shu Ykaya” (52min)
Encerramento com Bate papo com Iberê Alves
16 de Abril
19h – Filme: “No tempo do verão” (26min); Curtas: “Mãri Hi – A Árvore dos Sonhos”, “Yuri u Xёatima thё – A Pesca com Timbó” e “Thuё Pihi Kuuwi – Uma Mulher Pensando”; Filme: “Das Crianças Ikpeng Para o Mundo (34min)
Encerramento com bate papo com Iberé Alves
17 de Abril
19h45 – Curta: Uma Escola Yawanawa (5min); “No tempo do verão” (26min); “Das Crianças Ikpeng Para o Mundo (34min)
Encerramento com bate papo com Iberé Alves
19 de Abril
15h – Abertura da oficina co mZé Kaeté
17h – Apresentação musical de abertura com a banda Duwa Yube Shawãbu
19h – Filme “A Invenção do Outro” (2h21)
Na sequência – Bate papo com convidado
20 de Abril
14h – Oficina com Zé Kaeté
17h Apresentação musical de abertura com a banda Cantos e Encantos Yawanawá
19h Filme “A Flor do Buriti” (2h03min)
Bate papo com convidado