Nesta segunda-feira (8), o governador Gladson Cameli inaugurou a nova sede do Departamento Estadual do Acre (Detran/AC), em Rio Branco. O prédio agora reúne todas os setores do órgão em um só lugar, dez vezes maior.
A iniciativa contempla uma demanda antiga da população, para que o Detran voltasse a realizar os serviços de veículos, habilitação e multas em um só lugar. As unidades foram desmembradas em 2012, quando os serviços de veículos passaram a funcionar no bairro 7º BEC e a Unidade de Parqueamento foi inaugurada.
Na nova sede, além dos serviços mais procurados, também está reunida toda a parte administrativa do Detran. A autarquia atende em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 7 às 14 horas, na Estrada Dias Martins, nº 894, Jardim Primavera.
Em entrevista, o governador Gladson Cameli lembrou que a nova sede vai unificar os serviços e colocar o Estado mais próximo da população “É uma nova estrutura, com estacionamento, obedecendo todas as regras de atendimento ao público”, disse o governador.
Nova frota
Além da entrega da nova sede, o governador também entregou 40 novas motocicletas que são utilizadas em atividades de fiscalização, educação, operação e trânsito para que possa ter sua operacionalidade com eficiência e de acordo com as normas do Código de Transito Brasileiro (CTB).
A aquisição de veículos (motos) de uso misto que servem tanto para estradas quanto para o fora-de-estrada. Essas motocicletas também são conhecidas por Trail, o que indica moto de grande porte para todo terreno.
Novo programa
O Detran também anunciou o lançamento de um novo programa social: o APROVA MAIS, que tem por objetivo aplicar, gratuitamente, retestes e aulas práticas, para primeira habilitação nas categorias A e/ou B, bem como conceder a
Permissão para Dirigir a pessoas com deficiência, nas categorias A ou B.
A presidente do Detran, Taynara Martins explicou que o programa será disponibilizado para os participante que não conseguiram ser incluídos no Programa CNH Social.
“Essa é uma iniciativa do governador Gladson Cameli para pessoas de baixa renda que não conseguiram ser contemplados com a CNH Social. Elas juntam suas economias, começam o processo de habilitação, mas muita das vezes, em um segundo reteste, ela já não consegue mais custear. E aí fica inviável e elas acabam desistindo. E para diminuir essa desistência, nós lançamos hoje esse programa”, disse.
O programa também irá beneficiar as pessoas com deficiência. Foram adquirido para execução do Aprova mais: 05 motos; 05 carros e 02 carros PCD.
Ao todo, o Aprova Mais terá um investimento de R$ 1,1 milhões. Já a compra de novas motocicletas, o Detran investiu mais de R$ 1,6 milhões.
Veja fotos: