Em uma ponte que passa pelo Rio Tarauacá, na BR-364, uma cratera que causava transtornos para a população do local foi fechada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestres (DNIT) na última segunda-feira (01).
“Fechamos a erosão de novo com pedra para que tenha uma estabilidade. Neste mês de abril, construiremos o acesso para a entrada da ponte. Vamos começar a cavar os pilares para fazer o prolongamento da ponte e vamos fazer uma entrada lateral”, declarou o superintendente do Dnit no estado, Ricardo Araújo, ao Ac24horas.
As obras devem começar ainda esse mês. A erosão tem sido uma preocupação persistente com relação à ponte, e durante o período de chuvas, essa preocupação atinge níveis mais alarmantes.
Erosão e chuvas
O fenômeno da erosão, que é o processo gradual de desgaste e remoção do solo e materiais ao redor da estrutura da ponte, não é um problema novo. No entanto, é durante as épocas de chuva que a ação erosiva se intensifica, devido ao aumento do volume de água que flui sob e ao redor da ponte.
Esse aumento no fluxo de água não apenas acelera o processo de erosão, mas também pode comprometer ainda mais a estabilidade da estrutura, representando um risco significativo para sua integridade e segurança.