Por meio do programa “Minha Casa, Minha Vida”, o Governo Federal aumentará os descontos para famílias de baixa renda adquirirem sua casa própria. A Instrução Normativa (IN) foi anunciada na última segunda (15) pelo ministro das Cidades, Jader Filho. Os descontos serão para famílias que recebem até R$4,4 mil de renda mensal e moram na região Norte.
“Hoje a região Norte não bate as metas estabelecidas [de construção de unidades habitacionais]. Mas em um futuro muito breve estaremos batendo recordes.Nós realizamos o sonho da casa própria, o sonho das pessoas que querem ter o direito a morar, gerando emprego e renda nas nossas regiões e diminuindo as desigualdades. Porque essa é a orientação que o presidente Lula nos deu. E é assim que nós iremos fazer”, declarou Filho.
Essa medida diminuirá ou até mesmo eliminará a necessidade de entrada em operações de crédito, ou reduzirá as prestações mensais. Isso deve ajudar a aumentar as contratações tanto nas grandes quanto nas pequenas cidades do Norte.
Mais detalhes
Segundo a Assessoria Especial de Comunicação Social do Ministério das Cidades, os descontos aumentarão entre 8% e 33% nos municípios maiores e de maior hierarquia urbana, como capitais estaduais, por exemplo. A facilitação das condições de financiamento poderá gerar mais interesse de empresas de construção civil, ampliando a oferta de unidades habitacionais.
Já as famílias que vivem nos municípios menores também serão beneficiadas com a medida. Os descontos nesses locais serão majorados entre 15% a 18%.