Greve na Ufac: professores são convocados para decidir sobre paralisação das atividades

Convocação de docentes para Assembléia Geral foi feito pela ADufac para discutir retorno de atividades acadêmicas

Atividades acadêmicas na Universidade Federal do Acre (Ufac), anteriormente suspensas por motivo de greve dos servidores e também dos docentes, previstas para retorno na próxima segunda-feira (22), serão discutidas pela 3ª Assembléia Geral Ordinária de 2024, realizada pela Associação dos Docentes da Ufac (ADufac)  no dia 08 de maio.

Professores reunidos na sede da ADufac/Foto: Reprodução

Essa assembleia terá pauta única, centrada na discussão da greve docente federal. Ela acontecerá presencialmente na sede da ADufac no Campus Rio Branco, no auditório do Bloco C, e no Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul.

Na quarta-feira (8 de maio), haverá a primeira chamada de professores, às 8h30, e a segunda chamada às 9h. A convocação oficial foi encaminhada aos docentes do banco de associados/as, via e-mail, pela Secretaria da ADufac, nesta quinta-feira (18).

Segundo docentes, as assembleias da ADufac são públicas, abertas à participação de toda a comunidade. Também é um direito de todo/a docente votar em assembleia de greve, independentemente de filiação ao sindicato. Portanto, é necessário que professoras e professores participem.

Entre os motivos para a greve estão as perdas salariais, a não revogação de medidas adotadas ainda no Governo Bolsonaro (como a Reforma Administrativa, por exemplo), orçamento considerado insuficiente para as instituições, falta de avanços na reestruturação de carreira e outras questões.

“Ainda não tivemos nenhuma deliberação porque as atividades na Ufac ainda não retornaram. Como o semestre letivo inicia na segunda, dia 22/4, a ADufac realizará a sua assembleia para discutir o tema da greve no dia 8/5. Aliás, essa convocação foi realizada na data de hoje”, disse a presidente da ADufac, Letícia Mamed.

PUBLICIDADE