A vice-governadora do estado, Mailza Assis, está à frente da delegação acreana em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e irá participar, entre os 23 e 26 de abril, da segunda reunião do intercâmbio técnico que vem acontecendo entre as Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF), no hotel Los Tabijos. O evento está sendo organizado pelos governadores de Santa Cruz, Tarija e Pando, todos localizados no país vizinho.
Junto da vice-governadora, as secretarias de Estado de Meio Ambiente e Povos Indígenas estão sendo representadas por suas respectivas gestoras, Julie Messias e Francisca Arara, assim como a controladora geral do Estado, Mayara Cristina, junto de equipe técnica e delegados.
Mailza pontua que os dados apresentados pelo estado têm sido positivos, e dividir as ações realizadas aqui com países vizinhos irá beneficiar mais pessoas.
“O Acre tem grandes resultados na política ambiental, e levaremos esses modelos para mostrar o que estamos fazendo, compartilhar nossas experiências e políticas para o clima. Neste espírito de cooperação internacional, vamos levar boas práticas que possam auxiliar na mitigação dos danos ao meio ambiente, ao mesmo tempo em que vamos debater uma economia verde para beneficiar as pessoas”, disse ela.
O intuito principal da reunião internacional é fomentar o desenvolvimento de baixar emissões e financiamento climático, visando reduzir o desmatamento da floresta, assim como realizar essa transição em conjunto, para que as partes possam se auxiliar no processo.
Grupos se reuniram para discutir mecanismos, e co-projetá-los, a fim de construir novas maneiras de guiar a economia florestal em suas devidas localidades, para que se adequem às realidades de cada ambiente.
A Chamada à Ação, que realizará investimentos no valor de US$1 bilhão, será a próxima etapa de execução. Os governadores e parceiros desta força-tarefa do GCF, discutiram estes valores ainda em 2023, durante a Conferências das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP) 28, em Dubai.