ContilNet Notícias

No AC, socioeducando de 18 anos passa em testes no Galvez: “Meu sonho é ser jogador de futebol”

Por G1

I.J.L é socioeducando aprovado em testes para base do Galvez — Foto: Divulgação/Galvez EC

O socioeducando I.J.L, 18 anos, que cumpre medida de internação em uma das unidades do Instituto Socioeducativo do Acre (ISE-AC), recebeu uma oportunidade de escrever uma nova história. Por meio do projeto social Virando o Jogo, o jovem foi aprovado em testes para integrar o time de futebol sub-20 do Galvez nesta temporada.

I.J.L é socioeducando aprovado em testes para base do Galvez — Foto: Divulgação/Galvez EC

I.J.L é socioeducando aprovado em testes para base do Galvez — Foto: Divulgação/Galvez EC

O projeto social, de autoria do clube acreano, foi construído em parceria com o ISE e o Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJ-AC). I.J.L foi descoberto em uma peneira na unidade do ISE da cidade de Brasileia, no interior do estado, e na última semana ele foi aprovado em uma série de avaliações no CT Forte Imperador, em Rio Branco.

– Não é fácil mudar de vida, mas, devagarzinho, a gente vai conseguindo. Só colocando na presença de Deus. Meu sonho é ser um jogador de futebol profissional. Da minha parte, trabalho duro não vai faltar – declarou I.J.L.

Durante a semana de testes no clube acreano, o jovem foi acompanhado por uma equipe de segurança composta por agentes socioeducativos.

Igor Oliveira, presidente do Galvez (2º esq. p/ dir.) conversa com desembargador do TJ-AC, Luiz Camolez (1º dir. p/ esq.) — Foto: Divulgação/Galvez EC

Por enquanto, I.J.L ainda não se integrou definitivamente ao time sub-20 do clube. O ISE e o TJ-AC estão avaliando como o jovem vai proceder para participar dos treinamentos na capital acreana e também cumprir a medida socioeducativa de internação paralelamente.

– Neste momento, o ISE e o Centro Socioeducativo Alto Acre estão realizando estudos de casos com a família, equipe técnica, direção e coordenação da semiliberdade. Temos um time de profissionais elaborando um relatório para enviarmos ao judiciário a fim de apresentar uma melhor compreensão dos objetivos deste importante projeto de vida do adolescente, que certamente trará resultados positivos para a família e sociedade – disse o diretor do Centro Socioeducativo do Alto Acre, Davi Santana.

Conforme apuração do ge, a tendência é que I.J.L seja transferido para Rio Branco para que possa treinar com a equipe sub-20 e retornar para o ISE diariamente. Os detalhes da medida socioeducativa de internação do jovem não foram divulgados.

Galvez vai disputar o Campeonato Acreano Sub-20 — Foto: Divulgação/Galvez EC

Projeto Virando o Jogo

O projeto foi criado pelo Imperador com objetivo de cumprir uma missão social de “salvar vidas” e reforçar que o futebol é uma ferramenta de inserção social, saúde, educação e combate à violência.

– A intenção é que seja um projeto contínuo, que a gente esteja sempre realizando seletivas dentro do Centro Socioeducativo e oportunizando um ou outro jovem a chance de se reintegrar através do futebol. Vamos usar a experiência desse jovem como piloto pra que possamos proporcionar uma oportunidade mais assertiva. O objetivo é salvar vidas, cumprir nosso papel social e mostrar pra essa garotada que existe um caminho muito mais prazeroso que o da violência – destaca o presidente do Galvez, o sargento Igor Oliveira.

Peneira do Galvez ocorreu dentro de unidade socioeducativa em Brasileia, no interior do Acre — Foto: Divulgação/Galvez EC

Por enquanto, não existe a previsão de novas peneiras dentro de unidades socioeducativas do Acre. O Galvez vai aguardar o processo de adaptação, desenvolvimento e aceitação do grupo em relação ao socioeducando I.J.L antes de dar continuidade no projeto.

Sair da versão mobile