Fundação Holandesa Green Destinations, uma organização internacional, vinculada ao GSTC (Conselho Internacional de Turismo Sustentável), formada por especialistas em turismo sustentável do mundo todo, que certificam destinos turísticos pela avaliação e avaliam o desempenho nos campos da gestão ambiental, saúde, segurança e responsabilidade social, visitaram as instalações do Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco, neste final de semana.
Atualmente, Green Destinations atua em 90 países e oferece suporte para o desenvolvimento de turismo responsável. Entre as listas de melhores destinos que são elaborada pela fundação, a de 400 destinos turísticos poderá incluir o Parque.
“Se o Parque receber a certificação, teremos visibilidade internacional, atraindo ainda mais visitantes, o que é muito bom, pois nossa missão é levar a educação ambiental e conhecimentos sobre a fauna amazônica para o maior número de pessoas possível”, diz Joseline Guimarães, diretora do Parque Chico Mendes.
Uma série de critérios são avaliados para decidir se a instituição está apta ou não, e a partir da visita realizada poderão ser percebidos a gestão ambiental, o relacionamento com a comunidade local, além do descarte de resíduos, a conservação e as práticas sustentáveis adotadas. O parque oferece trilhas, áreas verdes e opções de entretenimento para toda a família, e o Zoológico de Rio Branco, dentro do parque, é uma excelente opção para aqueles que desejam explorar a diversidade da vida selvagem amazônica.