Nos últimos dias o secretário de Cuidados com a Cidade, Joabe Lira, começou a ser sondado para ser o candidato a vice-prefeito na chapa de Tião Bocalom, que irá disputar a reeleição neste ano. O secretário, que é considerado o pupilo do prefeito, vem aparecendo lado a lado de Bocalom nas recentes agendas. De acordo com fontes da Prefeitura, o prefeito não quer repetir o mesmo erro das eleições de 2020 e escolher um vice que não esteja alinhado aos planos dele. Em entrevista a coluna, Joabe comentou pela primeira vez sobre as especulações. De acordo com ele, isso é resultado de um longo trabalho que ele vem fazendo a frente da Zeladoria e Cuidados da Cidade.
“Isso são especulações. Fazem parte da política. Já cogitaram outros nomes. Outros nomes vão aparecer. Mas nisso tudo eu estou feliz. É resultado do nosso trabalho”, disse.
Chapa puro sangue
Se realmente se consagrar como candidato a vice na chapa, Bocalom irá optar por uma chapa totalmente puro sangue PL. Acontece que Joabe Lira também se filiou ao partido de Bolsonaro. Isso impossibilitaria o prefeito de compor coligação com outros partidos.
Frustrando aliados
Isso pode frustar os planos do União Brasil e do Republicanos, que vislumbram uma possível indicação a vice na chapa de Bocalom.
Joabe ficou conhecido na gestão Bocalom como um secretário resolutivo e proativo. Ele ganhou destaque logo nos primeiros meses de mandato ao revolucionar a iluminação público de Rio Branco, ao implantar 100% de luzes de LED. Além disso, a atuação no pós-enchente, com a limpeza mais rápida da história da cidade, também o credenciam para disputar a vice-prefeitura.
Dois disputam a vaga
Segundo fontes da Prefeitura, Joabe disputa a vaga de vice-prefeito com outra secretária municipal: Sheilla Andrade, da Saúde.
Vai para as cabeças
Se não for candidato a vice-prefeito, Joabe vai concorrer ao cargo de vereador e passa a ser sondado para ocupar o cargo de líder do prefeito na Câmara Municipal.