O PlayStation Portal já tem data de lançamento no Brasil: 28 de junho. Com preço sugerido de R$ 1.499,90 no país, o “PlayStation 5 (PS5) portátil” está em pré-venda e conta com tela LCD de 8 polegadas, permitindo exibição dos jogos em Full HD a 60 fps. Seu design lembra um DualSense, controle do PS5, mas com o visor dividindo o acessório em dois. Vale lembrar que esse é o primeiro portátil da Sony desde o PS Vita, sucessor do clássico PlayStation Portátil (PSP).
Também é importante lembrar que o PS Portal não é um console de fato, e sim um reprodutor remoto. Isso significa que não há armazenamento próprio, e você vai, basicamente, usá-lo para jogar PS5 sem a TV ou à distância, quando ambos estiverem ligados e conectados à Internet. Ou seja: você precisa ter um PS5 para usar o Portal. Veja, a seguir, mais detalhes sobre a chegada do dispositivo no Brasil.
Por não ser um console portátil em si, diferente dos outros aparelhos citados, o PlayStation Portal não possui memória interna e, para jogar nele, é necessário ter um PS5. Portanto, a jogatina acontece via streaming local, ou seja, com um PS5 próprio, exigindo conectividade à Internet tanto no console quanto no reprodutor, via Wi-Fi. Mesmo com o lançamento oficial no país só para o final de junho, já é possível adquirir o portátil na pré-venda em sites do e-commerce, saindo a R$ 1.499,90.
O PlayStation Portal conta com design que lembra um DualSense dividido em dois, mantendo a mesma pegada do acessório de PS5 na hora de jogar. O modelo traz sensores hápticos, garantindo a mesma responsividade da gameplay no console, e controles de volume, energia e o The PlayStation Link, que permite conectar fones de ouvido Bluetooth como Pulse Elite e Pulse Explore, novos headsets da própria Sony.
O PlayStation Portal tem tela de 8 polegadas, tamanho superior ao oferecido em consoles portáteis como Nintendo Switch, Steam Deck e ROG Ally, que possuem em média 7″. Já a qualidade do display é em LCD com resolução Full HD, que não difere dos outros dispositivos portáteis no mercado. Já a taxa de atualização é de até 60 Hz, valor interessante para jogos de console – ainda mais via streaming, como promete o PS Portal. Outro ponto interessante do visor é a sensibilidade ao toque, permitindo controlar algumas funções dessa forma.
Por estar vinculado ao PS5, só é possível joga no PlayStation Portal os jogos já instalados no console. Vale lembrar que há uma assinatura Premium da PS Plus em alguns países com suporte a games via streaming, mas o recurso não funciona no acessório de forma nativa. Ainda assim, essa possibilidade não está descartada no futuro.
Mesmo com recente lançamento nos EUA, em dezembro do ano passado, já há experimentos um tanto curiosos do aparelho. O TechTudo noticiou que engenheiros do Google hackearam o dispositivo para reproduzir um emulador do antigo PSP para jogar Grand Theft Auto: Liberty City Stories. O objetivo era testar o nível de segurança do portátil e o procedimento demorou cerca de um mês.