Uma prefeita de um município do interior de Santa Catarina gravou um vídeo jogando livros no lixo de uma biblioteca que faz parte de um programa do governo federal.
Segundo a prefeita, que é bolsonarista, o material foi jogado no lixo por supostamente “induzir” crianças e adolescentes a “valores que a gente não acredita”.
A atitude foi tomada por Juliana Maciel, prefeita da cidade de Canoinhas. Ela se filiou ao PL em novembro de 2023 com a benção do governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e de Jair Bolsonaro.
Conforme o vídeo (veja abaixo), a prefeita joga no lixo o livro “Aparelho Sexual e Cia”, o mesmo criticado por Bolsonaro em uma entrevista ao Jornal Nacional durante a campanha eleitoral de 2018.
Prefeita chama livros de ”porcaria”
Na gravação, Juliana aparece jogando fora os livros os quais chama de “porcaria”. Ela também culpa o PT por colocar as obras, consideradas por elas inapropriadas, na biblioteca da cidade catarinense.
“Mais uma vez o governo do PT faz esse tipo de coisa. Bota ao adolescente, bota a criança, induz a coisa que não é dos valores que a gente acredita. Não é o que a família quer que ele aprenda. Não é o que uma criança ou até uma adolescente precisa ler em uma biblioteca. Aqui em Canoinhas a gente jogou esse tipo de porcaria no lixo”, diz a prefeita.
Juliana ainda conclamou outros prefeitos a fazer uma “limpa” em outras bibliotecas que fazem parte do programa do governo federal e retirarem livros semelhantes de circulação.
“Agora, quero alertar todos os prefeitos que estão assistindo. Por favor, se você tem Mundoteca aí na cidade de vocês. Façam um pente-fino nesses livros para ver se vocês não estão sendo enganados mais uma vez por essa política do que a gente não acredita, que não prega valores para nossas crianças e nossos adolescentes. E façam uma limpa ai”, completou.