O livro “Políticas Públicas e seus impactos no desenvolvimento Rural da Amazônia Brasileira” será lançado nesta quinta-feira (25). O escrito é fruto de uma pesquisa de Estágio Pós-doutoral realizada pelo professor de Economia do Instituto Federal do Acre (Ifac), Mario Sérgio Pedroza Lobão, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural/Economia.
“Com este livro pretendo fazer com que o leitor compreenda toda essa trajetória das políticas de desenvolvimento e, acima de tudo, visualizar as nuances, modelos e cenários pensados e planejados nesse lugar que, hoje, é um dos principais ambientes social, político, cultural, ambiental e econômico do mundo: a Amazônia brasileira”, afirma o autor ao Ifac.
Lobão afirma que o livro oferece ideias sobre as políticas de desenvolvimento na Amazônia brasileira. Permitindo ao leitor entender suas diferentes facetas e planejamentos. Dessa forma, considerando sua importância como um dos principais ambientes globais em termos sociais, políticos, culturais, ambientais e econômicos.
Lobão ressalta a importância política e administrativa da Amazônia na agenda de desenvolvimento nacional desde a Constituição Federal de 1946 até o ano de 2023.
Nesse primeiro momento o lançamento será somente nas plataformas nacionais de venda, tanto do livro físico (Amazon, Americanas, Magazine Luiza, Shoptime e Submarino) e como e-book (Amazon, Apple, Barnes & Noble (EUA), Google, Kobo, Livraria Cultura e Wook (Portugal).
O autor
Mário Sérgio Pedroza Lobão é Pós-doutor em Desenvolvimento Rural (UFRGS), Doutor em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (Unioeste), Mestre em Desenvolvimento Regional e Bacharel em Ciências Econômicas (Ufac).
Atualmente, Sérgio Lobão atua em cursos de Graduação e nos Programas de Pós-graduação Profissionais em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (ProfNIT) e em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no Ifac, bem como no Programa de Pós-graduação em Gestão de Agronegócios e Sustentabilidade na Universidade Federal de Rondônia-Campus Cacoal.