O PlayStation 5 (PS5) Pro será o próximo console da Sony. Pelo menos é o que os rumores e vazamentos apontam, já que não há um anúncio oficial da fabricante japonesa. O videogame deve ser lançado ainda este ano e virá com mais poder de processamento do que o original, além de melhorias em outros aspectos. Todos os jogos devem rodar normalmente nos dois modelos, mas o PS5 Pro seria responsável por exibir gráficos melhores e com performance acima do modelo padrão.
Recentemente, um vídeo da Sony foi alvo de vazamento, e precisou ser retirado do ar pela empresa. Nele, foram confirmadas algumas informações, assim como em outros documentos acessados por jornalistas e insiders ao longo dos últimos meses – portanto, vão além de simples rumores, mas não chegam a ser oficiais, já que a última palavra será dada pela empresa abertamente. Ainda assim, veja, a seguir, tudo que já foi “confirmado” por esses leaks recentes.
1. Previsão de lançamento
O mais recente vazamento que tratava de uma previsão de lançamento do PS5 Pro apontava sua chegada para o segundo semestre deste ano. A data encaixa naquilo que as empresas costumam planejar, com seus grandes lançamentos por trimestres e de acordo com datas comemorativas associadas ao comércio. O PS5 Slim, por exemplo, alvo de rumores e vazamentos ao longo do ano passado, chegou, de fato, em novembro de 2023 – janeiro de 2024, no Brasil.
Seguindo esta lógica, alguns rumores apontam que o PS5 Pro chegue no último trimestre do ano, aproveitando a proximidade com datas como Natal e Black Friday, especialmente nos EUA. Além disso, ele também poderia sair mais perto do final do ano, já preparando o terreno para 2025, quando jogos aguardados como GTA 6 devem chegar ao mercado – e prometem tirar bastante proveito do poder do aparelho.
2. Gráficos melhores
É de se imaginar que o PS5 Pro tenha gráficos melhores que o PS5 original. Isso porque os rumores indicam que o processador AMD Zen 2 ganhará maior potência, saindo de 3,5 GHz para 4,4 GHz. Além disso, o chip gráfico terá uma capacidade entre 14 e 29 Teraflops, contra os atuais 10 Teraflops do PS5 que está no mercado – e rumores mais recentes indicam ainda que ele poderia chegar a ter até mesmo 33,5 Teraflops.
Isso pode ser traduzido em jogos que rodam sempre em resolução 4K a 60 fps e com movimento de imagem mais suave. No entanto, tudo depende das produtoras, especialmente em jogos que são multiplataforma e que vão continuar saindo no PS5 original. Nada garante que os games tenham qualidade máxima, mas está dentro do campo das possibilidades.
3. Memória RAM mais eficiente?
Em termos de memória RAM, o PS5 Pro deve manter os mesmos 16 GB do PS5 atual. Contudo, ela pode ser mais eficiente. Sites especializados e insiders apontam que a memória do novo console pode ser a atual GDDR6 ou mesmo uma versão mais veloz, o que permitiria um carregamento mais rápido e gráficos melhores – ainda que pouco, em relação ao processamento de GPU.
Mas não espere muito deste ponto. O mais provável é que o PS5 Pro não tenha grandes incrementos na memória RAM justamente por ter pouca influência na melhoria gráfica ou em outros aspectos técnicos do videogame. Sem falar que, com o aumento da memória, o custo de produção poderia ser impactado, além de deixar de otimizar a linha de produção.
4. Processamento
Como citamos, o processamento do PS5 Pro pode ter um leve incremento na sua velocidade, apesar de manter a mesma estrutura. O insider Tom Henderson cita um aumento de 10% na performance, mas diz que isso pode afetar negativamente o processador gráfico, com uma perda de 1,5%. Parece pouco, mas isso pode ter alguma mudança significativa em como os jogos são gerenciados pelo console. A renderização pode chegar a ser 45% mais rápida.
Contudo, o processamento pode permitir que alguns games rodem a 8K com upscaling, ou seja, não nessa resolução de fato, mas sim com um redimensionamento na imagem para alcançar esse aspecto de exibição.
5. Ray Tracing aprimorado
Com o incremento no processador e as pequenas mudanças realizadas na área técnica do PS5, podemos ter mais investimento no recurso de Ray Tracing, que foi “Vendido” como um dos principais atrativos da atual geração de consoles. O Ray Tracing é uma forma de reproduzir raios de luz e reflexos de forma mais realista, tornando o game ainda mais completo.
Além disso, os vazamentos indicam que o PS5 Pro tenha algo chamado de “RTU”, ou “Ray Tracing Unit”, um componente dedicado exclusivamente para essa tecnologia. Isso faria com que o console deixasse de ter dificuldade em reproduzir o Ray Tracing, o que ocorre atualmente, tornando a experiência realista como nunca antes.
6. E o armazenamento?
Nada foi dito sobre melhoria no armazenamento do PS5 Pro. Os próprios rumores indicam que ele vai ter os mesmos 1TB do modelo Slim, que está atualmente no mercado. Isso significaria que o novo console viria focado em melhorar a experiência, mas não com espaço maior para jogos. Assim, os games manteriam tamanho similar dos atuais, ainda que fossem supostamente mais bonitos no modelo inédito do videogame.