Jogos de RPG são conhecidos por apresentarem longas aventuras que podem se estender em até 100 horas de gameplay para completar todo seu conteúdo — como o recente sucesso Final Fantasy 7 Rebirth ou o extenso RPG espacial Starfield. Porém, para jogadores que não têm tanto tempo para investir em games, há bons exemplares do gênero que podem ser terminados em menos horas e ainda proporcionar uma ótimo diversão, como Super Mario RPG, Sea of Stars, Live a Live e mais.
Pensando nisso, o TechTudo separou 10 bons títulos de RPG mais curtos para você zerar rápido em várias plataformas, como PlayStation 5 (PS5), PlayStation 4 (PS4), Xbox Series X, Xbox Series S, Xbox One, Nintendo Switch, PC (Steam), Android e iPhone (iOS).
Vale reforçar que, para determinar a duração do games, utilizamos as médias do site HowLongToBeat, que realiza um apanhado da experiência de vários jogadores com cada título para oferecer uma boa média de quanto tempo demora para terminar cada jogo. A duração mínima costuma levar em consideração apenas a campanha, enquanto muitos usuários realizarão ao menos algumas missões paralelas, mesmo que não tentem pegar tudo.
Há também outros fatores que podem tornar sua experiência ainda mais rápida, como jogar de maneira apressada, mas isso depende de cada jogador. Listaremos, portanto, a duração arredondada da campanha principal em um ritmo padrão.
10. Super Mario RPG (SW – 12h)
O primeiro RPG do encanador da Nintendo em parceria com a Square Enix, lançado originalmente em 1996 para o Super Nintendo, recebeu um remake no Nintendo Switch com visuais atualizados e algumas pequenas melhorias na gameplay. A história do jogo começa como um tradicional confronto entre Mario e o vilão Bowser para resgatar a Princesa Peach, quando os personagens são interrompidos por uma nova ameaça, a Smithy Gang.
Mario terá que se unir a Bowser e outros aliados inéditos como Mallow e Genos para resgatar as sete estrelas da Star Road e salvar todo o mundo. Algumas das mudanças específicas na gameplay de batalha em turnos deixaram o jogo ainda mais rápido, como a maior facilidade em eliminar grupos de inimigos. Ao utilizar “Action Commands”, botões que ao serem apertados na hora certa podem aumentar o dano dos golpes, alguns ataques podem também atingir todos os membros do grupo adversário.
9. Cosmic Star Heroine (PS4, XB, SW, Vita, PC – 12h)
Inspirado pelos clássicos RPGs da era 16 Bits, Cosmic Star Heroine é um jogo dos mesmos criadores de Cthulhu Saves the World, produzido através de uma campanha de financiamento coletivo. No game os usuários controlam a agente secreta Alyssa L’Salle que trabalhava para a Agência de Paz e Inteligência do Planeta Araenu até descobrir uma grande conspiração e precisar se rebelar para salvar o universo. Ao lado de uma trupe de heróis ela enfrentará todo tipo de ameaças como alienígenas, robôs, magias, fantasmas, monstros e mais através de batalhas em turnos que remetem a games como Chrono Trigger.
8. Crisis Core: Final Fantasy 7 Reunion (PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC – 13h)
Antes de Final Fantasy 7 Remake e Final Fantasy 7 Rebirth, os usuários tiveram uma chance de revisitar o mundo do clássico RPG da Square Enix em Crisis Core: Final Fantasy 7 para o PlayStation Portátil (PSP). Agora os games foram remasterizados para os consoles com as aventuras de Zack, um guerreiro da Soldier que esteve envolvido com as histórias de Cloud, Sephiroth e Aerith, mas que teve um destino separado dos eventos do jogo principal. Este é um RPG de ação no qual jogadores controlam Zack diretamente, mas também podem selecionar estratégias, magias e itens como em um RPG tradicional.
7. Voice of Cards: The Isle Dragon Roars (PS4, SW, PC – 13h)
Neste inusitado RPG desenvolvido pelo designer Yoko Taro e a equipe da saga Nier, os jogadores terão que matar um dragão através de um mundo e uma história feitos completamente de cartas. Uma curiosidade em Voice of Cards é que todos os elementos do jogo são feitos de cartas, desde seus personagens como o protagonista, seu monstro companheiro Mar e a bruxa Melanie, até o cenário, diálogos, itens e monstros.
As batalhas ainda são realizadas no tradicional estilo entre turnos. Para usuários que curtirem o estilo do game, há outros capítulos chamados Voice of Cards: The Beasts of Burden (12h) e Voice of Cards: The Forsaken Maiden (18h), disponíveis também na coletânea Voice of Cards Trilogy.
6. Trials of Mana (PS4, SW, PC, And, iOS – 20h)
Um remake em 3D do terceiro game da série “Mana”, lançado originalmente em 1995 no Japão como Seiken Densetsu 3 para o Super Nintendo e até recentemente nunca visto no ocidente, Trials of Mana é um RPG de ação com um charme de outrora da era 16 Bits. No game, os usuários seguem um grupo de guerreiros em busca da espada lendária Mana Sword para derrotar um grande mal e para encontrá-la poderão explorar livremente áreas em 3D e lutar contra monstros em um sistema de batalha que mescla ação e estratégia com escolha de magia e itens em menus.
Além dos novos visuais o jogo traz nova trilha sonora, com a opção de alternar para a original, e conteúdo inédito. Usuários no Nintendo Switch que prefiram experimentar o game original primeiro podem encontrar a versão de Super Nintendo de Trials of Mana na coletânea Collection of Mana, a qual conta também com multiplayer cooperativo que não está presente no remake.
5. Omori (XBSX/S, PS4, XB, SW, PC – 21h)
Um RPG um pouco diferente inspirado por títulos como Earthbound e o jogo de terror Yume Nikki, Omori é um game com temáticas adultas que precisa de alguns alertas antes dos usuários começarem a jogar. A história segue um protagonista isolado em um mundo preto e branco que explora seu passado e sai em aventuras com amigos em um mundo colorido.
Ao descobrir eventos de seu passado, os usuários serão expostos a gatilhos sobre ansiedade, depressão e suicídio, o que pode causar desconforto. O sistema de batalha segue um estilo de turnos parecido com Earthbound em que cada personagem ataca na sua vez.
4. Live a Live (PS5, PS4, SW, PC – 22h)
Mais um clássico RPG da era do Super Nintendo, Live a Live foi lançado em 1994 no Japão pela Square Enix e nunca havia chegado ao ocidente. Esta nova versão refeita traz gráficos melhorados no estilo “HD-2D” popularizado por Octopath Traveller e o mesmo sistema de batalha que mistura posicionamento estratégico e combates em turnos. O jogo segue sete histórias diferentes que se passam em diferentes épocas, como no Velho Oeste, Japão feudal, pré-história, um futuro distante e mais.
Inicialmente os personagens parecem desconectados até descobrirem o que interliga todos eles. Para usuários que queiram experimentar o título, há uma demo disponível com os três primeiros capítulos cujo progresso pode ser transferido para o jogo completo.
3. Chrono Trigger (NDS, PC, And, iOS – 23h)
Um dos RPGs mais aclamados da era do Super Nintendo, Chrono Trigger teve versões relançadas para Nintendo DS (difícil de ser encontrada atualmente), PC e dispositivos mobile como smartphones Android e iPhone (iOS). Com design de personagens de Akira Toriyama (Dragon Ball Z), os jogadores acompanham as aventuras dos heróis Crono, Lucca e Marle que se perdem no tempo e descobrem a grande ameaça de Lavos que irá destruir todo o mundo.
Ao lado de mais aliados que encontrarão pelo caminho como Robo, Frog, Ayla e Magus, eles lutarão por diferentes épocas em um sistema de batalha em turnos com direito a golpes especiais em que personagens combinam suas habilidades. O game ficou conhecido também pela sua grande quantidade de finais, além de ter recebido cenas animadas em seu relançamento.
2. Star Ocean The Second Story R (PS5, PS4, SW, PC – 25h)
Lançado originalmente para o PlayStation One em 1998, Star Ocean The Second Story R é um remake com visuais em 3D do clássico RPG que ainda mantém os personagens 2D do game original. Jogadores podem escolher entre os protagonista Claude ou Rena enquanto tentam salvar a galáxia de uma praga que ameaça todo o mundo.
O sistema de batalhas no game é mais voltado para a ação e bastante agitado. Durante a história, os usuários podem desenvolver laços de amizade com alguns personagens que poderão determinar o surgimento de cenas específicas e até de finais diferentes.
1. Sea of Stars (PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC – 28h)
Um novo RPG criado como homenagem aos games da era 16 Bits, Sea of Stars foi produzido pelo Sabotage Studio, mais conhecido pelo seu game de ação The Messenger. Neste game os usuários seguem os passos de Valere e Zale, dois jovens que são intitulados “Filhos do Solstício” com os poderes do Sol e da Lua.
Juntos eles devem explorar o mundo e lutar contra ameaças para dominar a Magia do Eclipse que poderá salvar o mundo de um grande inimigo. As batalhas do game são em turnos, mas assim como em Super Mario RPG, há o “Action Commands”, um recurso que pode causar efeitos extras em seus golpes ao apertar o botão na hora certa.