Por conta da falta de parlamentares, a Câmara de Rio Branco não realizou sua sessão nesta quinta-feira (18). Dos 17 vereadores totais da Casa Legislativa, apenas cinco estiveram presentes.
A Sessão não pôde ser realizada em razão da falta de quórum. De acordo com o regimento interno da Câmara, o número mínimo de vereadores para que seja realizada a sessão é seis.
Nesta quinta-feira estiveram presentes apenas o presidente da Câmara, Neném Almeida, e os vereadores Elzinha Mendonça, Francisco Piaba, João Marcos Luz e Joaquim Florêncio.
Vale ressaltar 2024 é ano de eleições municipais. Com a aproximação do período eleitoral, os pré-candidatos já iniciaram a corrida para garantir uma cadeira na Casa Legislativa.
Os atuais vereadores de Rio Branco tentarão a reeleição. Com a aprovação da Proposta de Emenda à Lei Orgânica que altera o artigo 28, em 2023, ficou definido que o número de vereadores da Câmara Municipal sairá de 17 para 21 a partir da próxima legislatura, que iniciará em 1º de janeiro de 2025.
A legislação estabelece o limite máximo de 23 vereadores para os municípios com população superior a 300 mil habitantes e inferior a 450 mil.