Serpentes duelam para ver quem acasala com a fêmea; veja o vídeo

Cena rara de serpentes é capturada por visitante e mostra dois machos em um duelo para ver quem vai copular com a fêmea

Durante um passeio realizado por uma visitante no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro, Vivian Telles capturou o momento exato em que dois machos de uma serpente, a cobra-cipó, do gênero Chironius sp, entram em um duelo para ver quem vai copular com a fêmea. As informações são de O Globo.

Reprodução/ Redes sociais

Confira o vídeo:

@papodecobra

CENA RARA NO MUNDO DAS COBRAS #cobra #snake #animal #naturelover

♬ som original – Papo de Cobra – Papo de Cobra

O duelo é semelhante a uma dança, quando o perdedor se retira, o vencedor ainda tem que passar pelo crivo da fêmea, que pode ou não aceitá-lo. Outono é a época de acasalamentos entre as serpentes, sendo comum esse tipo de comportamento. A fêmea, apesar de não aparecer no vídeo, está próxima.

No combate, o vencedor é definido pela postura e não por ferimentos. Aquele que conseguir baixar a cabeça do outro vence.

O registro é raro e essencial para a evolução dos estudos, visto que é difícil acompanhar esses combates em cativeiro. O tempo de duração por exemplo, é uma das questões a serem analisadas.

As cobras-cipós, em média, têm 1,5 metro de comprimento. São essenciais no controle biológico de pragas, já que se alimentam de bichos que podem de reproduzir descontroladamente.

PUBLICIDADE