ContilNet Notícias

12 jogos souls-like que lembram Dark Souls, mas são mais fáceis de zerar

Por Tech Tudo

Jogos souls-like são bastante comuns no cenário gamer desde a série Dark Souls, conhecida pela alta dificuldade e combate punitivo. Títulos como Hollow Knight, Another Crab’s Treasure e até mesmo Elden Ring e Sekiro: Shadows Die Twice, que são da própria From Software, são opções “mais fáceis” para quem quer se aventurar no subgênero, sem deixar de trazer mecânicas com grande curva de aprendizado e bastante desafio aos jogadores. Pensando nisso, o TechTudo separou 12 games que seguem o mesmo estilo de Dark Souls I, mas menos “impossíveis” de zerar, seja por opções de acessibilidade ou por uma jogabilidade mais aberta.

Hollow Knight é um game de ação e aventura com elementos que remetem a Dark Souls — Foto: Divulgação/Team Cherry

Veja a seguir:

1. Hollow Knight – PS4, XB, SW, PC

Desenvolvido por meio de uma campanha de financiamento coletivo, Hollow Knight é um game 2D de ação e aventura com visuais desenhados à mão no qual um pequeno cavaleiro inseto luta contra incontáveis ameaças em um mundo subterrâneo. Apesar de inicialmente parecer um jogo de ação comum, o nível de desafio do game é bem alto, especialmente ao chegar nos chefes, onde o jogador precisará gastar algumas vidas para aprender suas rotinas de ataque até poder vencer.

A aventura tem longa duração e pode se estender por dezenas de horas durante as quais usuários encontrarão upgrades para sua espada, medalhões que podem garantir habilidades extras e a possibilidade de construir diferentes “builds” combinando os efeitos dos medalhões.

Os chefes em Hollow Knight se tornam cada vez mais difíceis e exigem que o jogador aprenda suas rotinas para vencer — Foto: Divulgação/Steam

2. Star Wars Jedi: Survivor – PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC

Tanto Star Wars Jedi Fallen Order quanto sua sequência Star Wars Jedi: Survivor são games de ação inspirados pelo combate de Dark Souls I, porém um pouco menos punitivos que os games da From Software. O jogo segue a história de Cal Kestis, um padawan em treinamento para se tornar Jedi quando o Império inicia sua ascensão pela Ordem 66 e ele precisa focar em sobreviver, terminar seu treinamento e iniciar uma força de resistência.

Durante o jogo usuários poderão usar um sabre de luz em combate e poderes da Força para enfrentar inimigos que vão desde Stormtroopers até Inquisidores, caçadores de Jedi. O mapa também permite explorar diversos tipos de locais no estilo Metroidvania (Metroid + Castlevania: Symphony of the Night) em que novas habilidades obtidas garantem acesso a novas áreas.

Star Wars: Jedi Survivor e Star Wars Jedi: Fallen Order têm combate inspirado em Dark Souls com sabres de luz e poderes da Força — Foto: Reprodução/Letícia Rosa

3. Lies of P – PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC

Um dos mais populares games estilo Dark Souls I a atingir um público que não costuma jogar este estilo de jogo foi a história sombria de Pinóquio em Lies of P. O game tem todas as características de um souls-like, como alto nível de desafio e combate punitivo. Apesar disso, seus desenvolvedores lançaram algumas atualizações após o lançamento que deixaram o jogo um pouco mais fácil, especialmente nas horas iniciais, quando a curva de aprendizado é maior.

Eles também reduziram o HP dos chefes tornando as batalhas um pouco menos frustrantes. Para jogadores no PC há ainda um mod que habilita um suposto “Modo Fácil” que diminui pela metade o dano dos golpes sofridos.

Lies of P coloca jogadores no papel de “Pinóquio” em uma jornada sombria para enfrentar outros bonecos chamados Títeres — Foto: Divulgação/Neowiz

4. Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin – PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC

A versão de Final Fantasy do estilo Souls-like coloca jogadores no papel de Jack, um guerreiro extremamente determinado a eliminar a força das trevas Chaos, em uma versão reimaginada dos eventos do primeiro game da série Final Fantasy. O combate tem tudo que os jogadores esperam de um souls-like, como múltiplas armas, magias e alta dificuldade com punições por atacar cegamente.

No entanto, o jogo tem também um modo fácil “Story Mode” no qual sua jogabilidade se torna mais parecida com um game de ação comum e usuários podem focar em apreciar a história, que, por sua vez, pode parecer superficial inicialmente, mas é repleta de reviravoltas.

Stranger of Paradise: Final Fantasy Origin reimagina o primeiro game da série como um jogo Souls-like, mas conta com um “modo fácil” — Foto: Reprodução/Steam

5. Another Crab’s Treasure – PS5, XBSX/S, XB, SW, PC

Uma grande recomendação para usuários que estão com dificuldade para começar games estilo souls-like, Another Crab’s Treasure conta a história de Kril, um caranguejo-eremita que perdeu sua concha e agora precisa improvisar sua defesa com o que encontrar pelo caminho. Jogadores terão que enfrentar inimigos gigantes e poderosos enquanto utilizam pedaços de lixo que encontrarem como armas e armadura, cada qual com propriedades únicas.

Apesar de o lixo ser útil, o reino subaquático de Another Crab’s Treasure está ameaçado por ele devido a uma gosma que está causando uma misteriosa infecção em seus habitantes. O sistema de batalha do game é simples e acessível para usuários que queiram começar a aprender a jogar souls-like e há opções de assistência para tornar a experiência menos difícil. Vale apontar também que o game se destaca bastante por sua temática colorida e cheia de humor em contraste aos tradicionais jogos sombrios do gênero.

Another Crab’s Treasure traz um gameplay estilo Dark Souls mais fácil para jogadores que não estão acostumados com o gênero — Foto: Reprodução/Steam

6. Remnant 2 – PS5, XBSX/S, PC

Em um mundo pós-apocalíptico tomado por uma força do mal chamada The Root, jogadores controlam um dos últimos sobreviventes da raça humana tentando salvá-la da total aniquilação. Remnant 2 tem um combate inspirado no estilo de Dark Souls I, porém com armas, o que torna o game um pouco mais fácil por permitir uma maior distância de seus inimigos.

Ele tem também elementos Rogue como um mapa inteiro gerado proceduralmente, ou seja, a forma em que a posição dos inimigos, chefes e missões muda para cada jogador, criando uma campanha única a cada partida. Algo que também torna o game um pouco mais fácil é seu suporte ao multiplayer cooperativo para até 3 pessoas, permitindo enfrentar esse infernal mundo ao lado de amigos.

Remnant 2 tem jogabilidade inspirada em Dark Souls, mas com foco em tiroteios e multiplayer, o que deixa sua experiência um pouco mais fácil — Foto: Reprodução/Steam

7. Stellar Blade – PS5

Lançado este ano exclusivamente para o PlayStation 5 (PS5), Stellar Blade é um jogo de ação frenético que tem muita inspiração em games como Dark Souls I e também nos títulos da Platinum Games, como Nier: Automata e Bayonetta. No jogo, usuários controlam Eve, uma guerreira que é enviada à Terra para enfrentar criaturas monstruosas chamadas Naytibas, responsáveis por quase levarem a raça humana à extinção,. Porém, ao explorar as ruínas e conhecer outros personagens, ela descobre que existe algo mais por trás de sua batalha.

O sistema de combate é mais agitado que os da From Software, trazendo a possibilidade de combos e finalizações. Ainda assim, ele também traz defesas, esquivas e contra-ataques com timing certo que remetem aos tradicionais souls-like.

Stellar Blade é um game cheio de ação com inspiração em Dark Souls, mas também nos títulos da Platinum Games como Nier: Automata e Bayonetta — Foto: Reprodução/Adriano Assumpção

8. Blasphemous e Blasphemous 2 – PS5, XBSX/S, PS4, XB, SW, PC

A série Blasphemous traz jogos 2D estilo “Metroidvania” inspirados por clássicos games como Metroid e Castlevania: Symphony of the Night, tanto em sua gameplay quanto nos visuais, mas com uma dose extra de conteúdo religioso e, obviamente, blasfêmia. Jogadores controlam um ser conhecido como o “Penitente” enquanto exploram diversas áreas e enfrentam inimigos desafiadores pelo caminho, culminando em combates contra gigantescos chefes difíceis de derrotar.

A sequência oferece também novas armas que adicionaram maior variedade ao gameplay, cada qual com suas próprias habilidades especiais e capacidade de evolução. Ambos os games são mais fáceis que os tradicionais Dark Souls e um pouco mais acessíveis por serem em 2D, atraindo usuários nostálgicos das gerações 16 e 32 Bits.

Blasphemous 2 oferece ainda mais armas para o Penitente, permitindo que jogadores encontrem seu estilo preferido de jogar — Foto: Reprodução/Steam

9. Nier: Automata – PS4, XB, SW, PC

O mais recente game da saga Nier foi desenvolvido pela Platinum Games, conhecida por fazer jogos desafiadores, mas não tanto quanto os da From Software. O jogo conta a história de uma androide chamada 2B e seu ajudante 9S enviados para a Terra com o intuito de enfrentar máquinas alienígenas que expulsaram os humanos do planeta. O sistema de combate é complexo, cheio de situações inusitadas e misturando ataques físicos com disparos de projéteis que parecem um jogo de nave, porém jogadores que insistirem em dominar o game encontrarão uma experiência e história excepcionais.

Para facilitar o combate, a androide 2B pode também ser equipada com alguns chips como se fosse um “Modo Easy” integrado à gameplay. Ainda assim, o jogo mantém um bom nível de desafio, sem ficar fácil demais e a qualquer momento o usuário pode mudar seus equipamentos se achar que pode encarar a dificuldade.

Nier: Automata é um jogo de ação e RPG com alto nível de desafio como Dark Souls, mas com algumas opções que o tornam mais fácil — Foto: Reprodução/Steam

10. Ninja Gaiden Master Collection – PS4, XB, SW, PC

Antes do lançamento dos jogos da franquia Dark Souls, a série Ninja Gaiden, da Koei Tecmo, mais precisamente da equipe Team Ninja, era considerada o ápice entre os jogos difíceis. Essa coletânea reúne versões remasterizadas de Ninja Gaiden 1, 2 e 3 com visuais atualizados, conteúdos extras de outros relançamentos e todo o combate frenético e violento pelo qual a série ficou conhecida.

Os games ainda contam com um certo nível de dificuldade que pode ser considerado alto, no qual qualquer inimigo pode significar sua morte, porém são bem diferentes do estilo de dificuldade de um souls-like por serem um pouco menos punitivos.

Ninja Gaiden Master Collection traz versões remasterizadas dos games que eram conhecidos como os “Dark Souls” de antigamente — Foto: Reprodução/Steam

11. Elden Ring – PS5, XBSX/S, PS4, XB, PC

Apesar de também ser um jogo da From Software, muitas vezes considerado como um “Dark souls de mundo aberto”, Elden Ring ainda é mais fácil e acessível do que os outros títulos da empresa. No game, usuários controlam um guerreiro maculado que retorna para tentar salvar o mundo das Terras Intermédias, podendo explorar em qualquer direção e encontrando coisas interessantes em seu caminho, além de inimigos para enfrentar.

Jogadores têm alguns recursos que ajudam no game, como um cavalo de montaria que pode auxiliar na exploração e combate, além da possibilidade de invocar espíritos que podem lutar ao seu lado. Mesmo não sendo muito mais fácil que outros souls-like, vale a pena se arriscar no mundo de Elden Ring para além do desafio.

Apesar de trazer os mesmos conceitos de Dark Souls em mundo aberto, Elden Ring é um jogo mais fácil por oferecer mais ferramentas para o jogador lidar com seus obstáculos — Foto: Divulgação/From Software

12. Code Vein – PS4, XB, PC

Neste RPG de ação com visual de anime usuários encontrarão o mesmo estilo de combate tradicional inspirado por Dark Souls I, com golpes que precisam ser bem pensados e outras características, porém com uma estética totalmente diferente. Jogadores entram na história como um Revenant, um guerreiro sem memória que deseja recuperar suas lembranças enquanto enfrenta criaturas chamadas de Lost que infestaram o mundo.

Um dos fatores que torna Code Vein consideravelmente mais fácil é que, durante as batalhas, usuários terão um companheiro controlado pela CPU ou por um segundo jogador em multiplayer. Apesar de nem sempre a Inteligência Artificial dos parceiros torná-los diretamente úteis em combate, esse aspecto se torna uma grande vantagem por não colocar o jogador como único alvo em meio à luta.

Code Vein se torna um pouco mais fácil que os games da franquia Dark Souls por trazer um companheiro em batalha para dividir o peso — Foto: Divulgação/Bandai Namco
Sair da versão mobile