A representação feminina nos games melhorou, mas ainda há casos que parecem vir de jogos 18+ tamanha a hiperssexualização das personagens. O mundo dos videogames não tem bons antecedentes em relação à representação feminina, seja pela representação dos corpos ou por conta das denúncias de assédio e preconceito contra jogadoras. As mulheres enfrentam batalhas dentro e fora dos games para alcançar mais tranquilidade na comunidade, historicamente dominada por homens. E essa luta já mostrou alguns resultados, como a evolução de Lara Croft e seus “triângulos” para nomes como Alloy, de Horizon: Forbidden West, e Ellie, de The Last of Us.
Mesmo assim, ainda são muitos os exemplos de personagens tão sexualizadas que parecem pertencer a jogos 18+. Uma delas é o caso recente de Stellar Blade, de 2024, com personagens como Eve e Tracy, que têm corpos erotizados em proporções exageradas. Apesar disso, a maior parte do público gamer no Brasil é de mulheres, segundo a PGB 2024. O ambiente hostil faz com que muitas jogadoras — tanto no cenário casual quanto no profissional — encontrem estratégias para driblar a misoginia e e o baixo reconhecimento. Na lista a seguir, conheça alguns exemplos de personagens femininas que são hiperssexualizadas nos games em diferentes épocas.
1. Eve (Stellar Blade)
Mesmo com avanços recentes na representação feminos, ainda há exemplos que fogem à regra e caem na tradição de personagens sexualizadas. Um deles é Eve, personagem principal do jogo Stellar Blade, lançado pelo estúdio sul-coreano Shift Up para PlayStation 5 (PS5) em março de 2024. No game, o jogador deve reconquistar o planeta de criaturas poderosas e violentas com Eve, membro do Esquadrão Aéreo 7.
No entanto, apesar da posição de protagonismo no game, Eve foi considerada uma personagem mal desenvolvida, com pouquíssimas falas. Além disso, a representação do corpo dela chamou atenção: poses sugestivas, seios que balançam a cada cutscene, close nas partes íntimas e roupas reveladoras.
2. Bayonetta (Bayonetta)
Bayonetta é a personagem principal do game de ação homônimo, lançado em 2009 pela Sega e desenvolvido pela Platinum Games. A protagonista foi pensada para ser uma “bruxa moderna”, com pernas longas, óculos e quatro armas ao mesmo tempo. Além dos visuais exagerados, Bayonetta também tem roupas que ficam progressivamente mais reveladoras a cada vez que você realiza ataques mágicos dentro do jogo.
3. Mileena (Mortal Kombat)
Mileena apareceu pela primeira vez na franquia Mortal Kombat no segundo jogo, Mortal Kombat II, como um clone e irmã gêmea ‘má’ da Kitana. A personagem odiava a irmã e jurava destruí-la para assumir sua identidade. Nas primeiras aparições, ela usava roupas curtas, coladas e extremamente reveladoras. Mileena luta com dentes afiadíssimos e um par de sais.
O caráter sexualizado é demonstrado principalmente em relação a outros personagens: sedutora, ela usa a aparência para tentar manipular homens, embora não tenha tido muito sucesso ao longo do jogo, já que os personagens costumam achá-la repugnante por sua face deformada.
4. Chun-Li (Street Fighter)
Personagem feminina de mais destaque na franquia de luta Street Fighter, Chun-Li foi a primeira lutadora introduzida na série. Ela é especialista em kung-fu e ex-agente da Interpol. Originalmente, ela usava roupas largas, até que o visual de Chun-Li evoluiu para pernas nuas ou calças leggings extremamente coladas e vestidos soltos com fendas laterais.
No corpo da personagem, destacam-se as pernas musculosas e curvas no corpo inteiro. Inclusive, um relatório de 2023 do site de conteúdo adulto PornHub mostrou que Chun-Li foi a personagem de videogame mais buscada na plataforma naquele ano. Em outra situação curiosa, um campeonato de Street Fighter precisou ser interrompido após a personagem aparecer pelada por conta de um mod de nudez usado por um streamer.
5. Mai Shiranui (Fatal Fury)
Mai Shiranui apareceu pela primeira vez na séria Fatal Fury como a última ninja Shiranui e namorada de Andy Bogard. Para torná-la ainda mais “sensual”, seu estilo de luta é delicado “como uma borboleta”, com um corpo “saltitante”. A roupa reveladora é outro aspecto da sexualização desta personagem, que usa um vestido kunoichi decotado e um obi (cinto japonês tradicional) amarrado na cintura.
6. Cammy White (Street Fighter)
A segunda lutadora introduzida em Street Fighter, após Chun-Li, foi Cammy White, também conhecida pelo codinome Killer Bee (Abelha Assassina, em inglês). Ela usa apenas um maiô colado ou leggings, para garantir agilidade e flexibilidade. É considerada uma das femme fatales do universo Street Fighter, além de trabalhar para o governo britânico nas forças Delta Red.
7. Ivy Valentine (Soul Calibur)
Isabella “Ivy” Valentine é uma das personagens mais icônicas da série Soul. Seus visuais exagerados incluem seios grandes, roupas reveladoras e cabelos prateados curtos, que acompanham uma espada que mais se assemelha a uma serpente ou um chicote. O tema para os trajes de Ivy são “dominatrix”. Apesar das botas altas e das luvas, ainda sobra pele a ser mostrada, no decote, nos quadris, nas pernas e na barriga.
8. Quiet (Metal Gear Solid)
Quiet é uma sniper do jogo Metal Gear Solid V: The Phantom Pain, de 2015. Na história do game, ela é forçada a usar o mínimo de roupas possíveis, após sofrer ferimentos e queimaduras e precisar passar por um tratamento no qual ela só conseguia respirar pela pele. Isso significa que usar roupas a sufocaria, e, portanto, ela usa apenas trajes que se assemelham a um biquíni, ocasionalmente protegidos por finas camadas de meia-calça. A roupa padrão de Quiet é chamada de “Naked” (pelada, em inglês).
9. Sonya Blade (Mortal Kombat)
Além de ser uma das personagens originais de Mortal Kombat, Sonya também foi a primeira personagem mulher introduzida na série. Ela é uma oficial condecorada das Forças Especiais e é descrita como “séria até demais”. Hoje, ela é mais coberta, mas nas aparições iniciais Sonya usava apenas um top verde com calças legging, com a barriga e os braços de fora que mostravam seu físico forte. Outros trajes da personagem já incluíram um top branco decotado e shorts, um maiô cinza colado, um colete acima do umbigo com calça de couro, entre outros.
10. Taki (Soul Calibur)
Taki é uma ninja que apareceu na série pela primeira vez em Soul Edge, de 1995, e, desde então, é reconhecida por suas roupas características. Normalmente, elas se resumem a um bodysuit colado e colorido. Visualmente, seus seios exageradamente grandes chamaram atenção dos jogadores, o que a tornou uma das personagens mais populares da franquia. O balanço excessivo dessa parte do corpo, inclusive, foi uma das característica favoritas da crítica, amplamente dominada por homens.
11. Kitana (Mortal Kombat)
Apresentada como uma assassina de 10 mil anos, Kitana mantem a aparência de uma jovem de 20 e poucos. A irmã gêmea de Mileena é idêntica a ela, exceto quando as duas tiram a máscara do rosto, revelando a face deformada de Mileena e o lindo rosto de Kitana. Além disso, a cor da irmã “do bem” é azul, enquanto de Mileena é roxa.
Na aparição original, Kitana usava um maiô azul e botas altas combinando. As roupas mudaram um pouco ao longo das instalações de Mortal Kombat, mas na última edição, Mortal Kombat 1, lançado em 2023, ela aparece com um top tomara que caia e meia-calça.
12. Angel (King of Fighters)
Angel é uma humana ciberneticamente modificada, conhecidos como NESTS, o que a torna muito mais forte que pessoas normais. De origem mexicana, Angel usa roupas extremamente curtas e sugestivas. Um top decotado e uma jaqueta curta amarrada na cintura com apenas um pequeno biquíni de jeans. Os seios exagerados e as pernas musculosas são focos da personagem, descrita como “brincalhona e paqueradora”.
A versão original de Lara Croft, no primeiro jogo lançado de Tomb Raider, em em 1996, foi marcante para a representação das mulheres no mundo dos games. Naquela época, o clássico visual chamou muita atenção pelos seios triangulares e exagerados da protagonista, além da cintura extremamente fina. Há, inclusive, um rumor de que o tamanho surgiu de um erro de programação de criador da personagem, Toby Gard.
Fato é que o lançamento de Tomb Raider e a apresentação de Lara Croft representaram um novo momento para personagens mulheres, que passaram a sofrer anos de hiperssexualização, com roupas curtas e corpos exagerados. Apesar disso, a protagonista também foi importante para uma presença de maior destaque para elas nos games.