ContilNet Notícias

Acre está entre os três estados que mais reduziram desmatamento em 2023, diz MapBiomas

Por Suene almeida, ContilNet

Dados do Relatório Anual de Desmatamento no Brasil (RAD), lançado nesta terça-feira (28), em Brasília, pelo MapBiomas, aponta que o Acre é o terceiro estado que mais reduziu o desmatamento em 2023, em comparação com o ano anterior, registrando quase 70% de queda.

Com relação à Amacro, área que corresponde ao Acre, Amazonas e Rondônia a redução no que diz respeito ao desmatamento foi de 73%. A região da Amacro é a que mais sofre pressão por desmatamento.

O estado do Acre teve uma redução de quase 70% no indíce de desmatamento /Foto: Alexandre Cruz-Noronha

A secretária de Meio Ambiente do estado do Acre, Julie Messias, atrelou a queda do desmatamento no estado ao conjunto de políticas acertadas de combate aos crimes ambientais sob o comando do governador Gladson Cameli.

“A redução do desmatamento é um dos resultados das políticas acertadas de combate aos crimes ambientais, sob o comando do governador Gladson Cameli. Seguimos avançando, com a união dos órgãos do Comando e Controle Ambiental. Este ano as medidas de prevenção às queimadas e ao desmatamento serão intensificadas para melhorarmos ainda mais os índices ambientais”, destaca.

Entre as ações adotadas estão a atualização do Plano de Prevenção, Controle do Desmatamento e Queimadas do Estado do Acre (PPCDQ-AC), e a liberação de R$ 97,8 milhões do Fundo Amazônia pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

No ranking de estados com maior redução no índice de desmatamento, o Paraná ocupa o primeiro lugar, com (70,7%), seguido por Rondônia (70,1%), Acre (69%), Rio de Janeiro (68,6%) e Santa Catarina (68,4%).

Sair da versão mobile