ContilNet Notícias

Acre terá sete artesãos participando do 17º Salão do Artesanato, em Brasília

Por Agência de Notícias do Acre

Sete artesãos acreanos participam do 17º Salão do Artesanato de Brasília, entre esta quarta-feira, 8, e o domingo, 12, na Arena de Eventos do Pátio Brasil Shopping, na capital federal. O edital de chamamento público, da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), selecionou oito profissionais. A participação deles na edição tem o apoio do governo do Acre, por meio da Sete.

Respeitado pela qualidade do seu artesanato, o Acre será um dos protagonistas do salão, com a exposição de biojoias, colares, brincos e outros adornos.

Colares, pulseiras e brincos farão parte do estande do Acre no 17º Salão de Brasília. Foto: Alice Leão/Sete

“Temos muito orgulho dos nossos artesãos, pelo que eles representam para o Brasil e para o mundo. É uma determinação do governador Gladson Cameli que continuemos dando todas as condições necessárias para fortalecer o setor. E assim, vimos fazendo por meio do suporte com treinamentos, seminários, workshops com grandes especialistas na área, além do transporte e logística para grandes eventos”, destaca Marcelo Messias, secretário de Estado de Turismo e Empreendedorismo.

Colar feito de madeira e outros componentes da Amazônia é uma das peças de alto valor agregado a ser exposto no Salão de Brasília. Foto: Alice Leão/Sete

A artesã Claudia Maria Barroso Moreira, da marca SanClau, é um dos destaques no estande do Acre, na área de colares, brincos e pulseiras. Ela ressalta que o aprimoramento constante oferecido pelos técnicos da Sete e do Sebrae, por exemplo, permitiu ao artesão acreano obter a profissionalização que lhe garante a alta qualidade dos seus produtos.

“Eu costumo dizer que o artesão acreano é enjoado. Ele é um dos mais antenados com as tendências do segmento, e isso se deve muito ao treinamento que todos, indistintamente, recebem dos técnicos da Secretaria de Turismo e Empreendedorismo”, pontua Cláudia Maria.

Peça produzida por Claudia Moreira estarão em exposição no 17º Salão do Artesanato em Brasília. Foto: Alice Leão/Sete

A profissional, que tem uma microempresa com o marido, uma filha e um neto, hoje se prepara para produzir artigos para decoração e utilidades: “O mercado pede isso, que estejamos em constante atualização, algo que não temos do que reclamar da Coordenadoria de Empreendedorismo, da Sete, que nos dá todo o suporte necessário e imaginável”.

Cestos e baús confeccionados a partir de fibras de árvores da Amazônia dispostas na Casa do Artesanato Acreano. Peças são consideradas de excelência. Foto: Alice Leão/Sete

Além dela, participam também do 17º Salão do Artesanato de Brasília os artesãos José Rodrigues de Araújo, o ‘Dr. da Borracha’, Francisca Erlandia Claudino, Marcia Silva de Lima, Maria do Socorro da Silva Tavares, Maria José de Menezes Araújo e Maqueson da Silva.

Quem são os artesãos acreanos que estarão no Salão do Artesanato de Brasília

 

Sair da versão mobile