ContilNet Notícias

Acreana é convocada para seleção brasileira de basquete em cadeira de rodas

Por Ge

Ana Clara com troféu conquistado na Supercopa Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas, no Pará — Foto: Arquivo Pessoal

Praticante de basquete em cadeira de rodas há um ano e dois meses, a acreana Ana Clara Alves de Lima, 19 anos, foi convocada para integrar o elenco da seleção brasileira sub-23 da modalidade. A atleta recebeu a convocação na última sexta-feira (24).

Recentemente, ela disputou a Supercopa Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas, em Belém, capital do Pará, pela equipe All Star Rodas. O desempenho na competição, ajudando na conquista do título, chamou a atenção da comissão técnica da equipe nacional.

Ana Clara com troféu conquistado na Supercopa Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas, no Pará — Foto: Arquivo Pessoal

Ana Clara com troféu conquistado na Supercopa Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas, no Pará — Foto: Arquivo Pessoal

O período integrando a equipe canarinho será de preparação para o Parapan-Americano e para o Campeonato Mundial da categoria em 2025. No entanto, a confirmação de quem vai compor o elenco nas duas competições só será feita no próximo ano.

Segundo o presidente da Federação Acreana de Basquete Cadeirante (FABC), Frank Thieny, a atleta sonha representar o Brasil no cenário internacional, conquistar títulos e ter a oportunidade de mudar a vida da família. Ele destaca que está confiante na convocação de Ana Clara para a disputa do Campeonato Brasileiro de Basquete em Cadeira de Rodas.

– Estamos tomando as providências necessárias para a participação da atleta na competição do sub-23 – afirma.

Ana Clara foi campeã pelo All Star Rodas na Supercopa Feminina de Basquete em Cadeira de Rodas — Foto: Arquivo Pessoal

Vítima de arma de fogo

Ana Clara ficou paraplégica em outubro de 2019, após levar um tiro nas costas durante uma tentativa de invasão a casa de uma tia, na Vila Pia, na estrada de Boca do Acre, município do interior do Amazonas.

Diante da nova e difícil realidade da vida, ela encontrou no basquete uma alternativa para superar as limitações e se manter ativa. O início no esporte ocorreu através de convite do veterano Ricardo Silva para participar das atividades desenvolvidas pela FABC.

O treinador Manielden Távora, que ajuda no desenvolvimento desde que a jovem começou no esporte e a acompanhou na competição em Belém, destaca as qualidades da atleta e acredita que ela têm condições de fazer parte da seleção nacional nas competições do próximo ano.

Técnico Manielden Távora com Ana Clara, atleta de basquete em cadeira de rodas — Foto: Arquivo Pessoal

– No basquete em cadeira de rodas cada atleta tem uma classificação, que a gente chama de classificação funcional. Os atletas que têm maior mobilidade em cima da cadeira têm uma pontuação maior que vai de meio até quatro e meio. A Ana Clara é classificação funcional um e pro tipo de lesão dela é bem ágil. É isso que está levando ela pra seleção. É bastante esforçada, inteligente e isso que traz ela pra seleção e é um grande talento pro nosso esporte. Em termos de qualidade técnica é uma das favoritas. Mas está em aprendizado, em evolução e tem grande chance de estar no Parapan. Assim como, a partir de agora, ser parte integrante de uma seleção brasileira. Só que vai depender muito do desenvolvimento dela – diz.

Ana Clara conta com patrocínio de uma empresa privada de equipamentos e materiais hospitalares e apoio do Governo do Acre através da Secretaria Esportiva de Articulação e Juventude.

Ela deve se apresentar para a seleção brasileira sub-23 no dia 19 de junho, na sede do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), em São Paulo.

Sair da versão mobile