Em estado de calamidade pública devido às chuvas fortes, o Rio Grande do Sul ocupa o oitavo lugar no ranking nacional de inscritos no Concurso Público Nacional Unificado (CNU), mais conhecido como Enem dos Concursos.
As provas da primeira edição do CNU estão marcadas para este domingo (5/5), mas os candidatos do RS vivem incerteza em relação ao certame, pois, mesmo com mais de 350 mil afetados pelas chuvas, o governo federal preferiu não adiar a aplicação do concurso em todo o país.
Do total de 2,1 milhões de inscritos, 80.348 farão provas em 10 cidades gaúchas (confira a distribuição abaixo).
- Bagé (2.594 inscritos)
- Caxias do Sul (3.172 inscritos)*
- Farroupilha (1.275 inscritos)
- Passo Fundo (5.038 inscritos)
- Pelotas (11.013 inscritos)
- Porto Alegre (38.292 inscritos)
- Santa Cruz do Sul (2.978 inscritos)*
- Santa Maria (9.003 inscritos)*
- Santo Ângelo (4.385 inscritos)
- Uruguaiana (2.598 inscritos)
* Municípios que registraram mortes
No ranking nacional dos inscritos no CNU (veja abaixo), o Rio Grande do Sul fica atrás das seguintes unidades federativas (UFs): (1º) São Paulo; (2º) Rio de Janeiro; (3º) Distrito Federal; (4º) Minas Gerais; (5º) Bahia; (6º) Pará; e (7º) Pernambuco.
Com as chuvas, 507 escolas foram afetadas e outras 195 tiveram danos em 173 municípios do Rio Grande do Sul. Conforme o edital do CNU, espaços como colégios e faculdades seriam usados para a aplicação das provas.
MGI não adia CNU no RS
A dois dias das provas em todo o Brasil, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou, nessa quinta-feira (2/5), que “está mantida em todo o país a aplicação das provas do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) neste domingo (5/maio)”.
“O governo federal enviará todos os esforços para garantir, no Rio Grande do Sul, a participação dos candidatos, em diálogo com as autoridades federais, estaduais e municipais competentes”, garantiu o MGI em nota.
“Quaisquer atualizações serão informadas pelos canais oficiais do Ministério”, explica.
Enquanto isso, nessa quarta-feira (1º/5), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que vai solicitar o adiamento no estado do Concurso Nacional Unificado ao governo federal: “Vamos recomendar ao governo federal que seja contornada essa situação. Esse concurso ficou completamente inviabilizado nos próximos dias, no final de semana, para a população gaúcha”.
Cenário das chuvas no Rio Grande do Sul
Até o momento, as enchentes no Rio Grande do Sul deixaram 31 mortos, 74 desaparecidos e 17 mil desabrigados. No total, 235 municípios foram afetados pelas fortes precipitações no estado gaúcho.
Os desaparecidos são das cidades de Candelária (8), Encantado (6), Itaara (3), Lajeado (5), Passa Sete (1), Pouso Novo (1), Roca Sales (10), Santa Cruz do Sul (1), São Vendelino (2), Sinimbu (1), Marques de Souza (13), Montenegro (1), Teutônia (3), Três Coroas (3), Travesseiro (2).
O governo do RS informou que 380 mil casas estão sem energia e mais de 300 mil sem abastecimento de água por causa das fortes chuvas. Além disso, as aulas estão suspensas em todas as escolas da rede estadual.