ContilNet Notícias

Com ‘sexo masculino’ no SUS, blogueira acreana vive constrangimento durante exame e pede ajuda na web

Por Matheus Mello, ContilNet

A influenciadora Edmirk Herculano, conhecida pelo perfil Mamãe Coruja, publicou um vídeo nesta quarta-feira (29), dando detalhes sobre uma situação vivida ao realizar um exame em uma Unidade de Saúde em Rio Branco (AC).

Edmirk tem mais de 20 mil seguidores nas redes sociais/Foto: Reprodução

O constrangimento começou logo no primeiro atendimento, na recepção da unidade. Edmirk contou que por conta do nome dela, o servidor da unidade, de cara, a confundiu com uma pessoa trans.

“Desde criança eu sempre passei por esse constrangimento, de acharem que meu nome é masculino ou de falarem o nome errado”, disse.

O atendente não satisfeito, perguntou a Edmirk qual era o nome social dela – forma pela qual pessoas transgênero, transexuais ou travestis se reconhecem e querem ser reconhecidas.

Relato viralizou nas redes sociais/Foto: Reprodução

“Eu já estava sendo totalmente observada. Primeiro que eu não tenho quadril de mulher, não tenho cintura, os meus braços são cheios de cabelo. Eu tenho buço e silicone. Tudo levava a crer que eu, não era eu”, brincou.

A influenciadora precisou se justificar mais de uma vez. “Eu sou mãe de duas crianças, sou mulher, amamentei, tive cesariana”.

Mesmo com toda a explicação, Edmirk revelou que o atendente continuava duvidando e mostrou um papel no cadastro do SUS que mostrava que o sexo identificado dela no sistema era masculino.

“Gente, eu tô com o sexo masculino no SUS e agora ninguém consegue mudar isso em lugar nenhum. Já tentei mudar em tudo que é instituição que vocês imaginarem, inclusive quero dicas de onde eu consigo mudar”, disse.

Veja a reação hilária da influenciadora:

Sair da versão mobile