Novos salários poderão ser ofertados em editais de concurso público para professores em breve! Isso porque o governo federal apresentou uma proposta de reajuste de até 31%!
Durante reunião realizada com professores de universidades e institutos federais nesta quarta-feira (15), o governo federal apresentou que cada classe e nível terá um índice diferenciado, sem mais índice unificado. O menor será de 13,3% e o maior, de 31%.
De acordo com o secretário de Relações de Trabalho, Jose Lopez Feijóo, no ano de 2026, o reajuste para os professores irá acumular, no período de quatro anos do governo Lula, um reajuste que variará entre 23% a 43%.
Agora, a expectativa fica pela assinatura da proposta pelos professores, que ainda vão debater sobre o reajuste e terão de assinar no dia 27 de maio.
Já imaginou ter um emprego estável por toda a vida? Sua aprovação em concursos públicos, com o auxílio de ferramentas e materiais de alta qualidade, pode ser mais acessível do que você pensa.
Concurso público: LDO DF prevê nomeação de mais de 8 mil professores
Foi incluído no projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025, a previsão de nomeação de 30.786 servidores, oriundas de aprovação em concurso público. A proposta deve ser encaminhada à Câmara Legislativa nos próximos dias.
Segundo o documento, aproximadamente 70% das nomeações previstas são referentes às áreas da Saúde e Educação, com o destaque para a previsão de nomeação de 8.517 professores.
Veja, abaixo, a relação de cargos com previsão de nomeação em 2025 para a área de educação:
- Carreira de Políticas Públicas e Gestão Educacional – 3350 cargos;
- Carreira do Magistério Superior Público – 330 cargos;