A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na tarde desta sexta-feira (3/5), um alerta para inundação do centro histórico de Porto Alegre (RS).
A orientação é que os moradores, comerciantes e trabalhadores de regiões próximas às ruas Siqueira Campos, Sete de Setembro, Rua dos Andradas (rua da Praia), avenida Júlio de Castilhos e arredores evacuem imediatamente essas áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Guaíba.
“As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil de Porto Alegre sobre os abrigos públicos disponibilizados, rotas de fuga e pontos de segurança”, diz o órgão.
A CEEE Equatorial, empresade energia da capital gaúcha, anunciou que vai desligar as redes de distribuição de energia elétrica no centro histórico a partir da tarde desta sexta-feira.
Regiões que podem ser afetadas:
- Trechos das avenidas Mauá, Borges de Medeiros e Independência;
- Rua Riachuelo;
- Estação Rodoviária.
É esperado que cerca de 4 mil imóveis fiquem sem luz. A medida foi adotada por segurança, já que esta região está sendo inundada pelas águas do Guaíba.
Chuvas no Rio Grande do Sul
O número de óbitos decorrentes dos temporais que atingem o Rio Grande do Sul desde a última segunda-feira (29/4) está em 37 na tarde desta sexta. Ao todo, são 235 cidades afetadas, 23 mil desabrigados e 74 desaparecidos.
As áreas mais atingidas são as regiões Central, dos Vales, Serra e Metropolitana de Porto Alegre.