Dez anos de Spotify no Brasil: o app que extinguiu a pirataria e virou sinônimo de música

Em entrevista exclusiva à EXAME, Roberta Pate, líder de negócios com uma década de atuação no Spotify, fala sobre a jornada da empresa que resgatou as gravadoras da sua pior fase e hoje catalisa os grandes hits brasileiros

O Spotify não inventou o streaming de áudio, mas atingiu um nível de relevância tão alto que, hoje, é sinônimo de música digital. Nesta semana, a companhia completou dez anos de existência no Brasil com números expressivos: a execução de faixas de artistas brasileiros na plataforma aumentou 656% no período, e o número de streams cresceu mais de 240 vezes.

Vale destacar que o Brasil representa, em média, mais de 60% do consumo de artistas brasileiros no Spotify nos últimos dez anos. Embora possa parecer surpreendente, o Spotify existe há quase 20 anos. Sua história começa em 2006, quando a ideia do streaming de música parecia utópica devido à baixa quantidade de conexões rápidas à internet.

Naquela época, a pirataria de música era predominante e as alternativas legais eram caras ou limitadas. Serviços como iTunes exigiam a compra de músicas individuais, e as plataformas de streaming existentes tinham acervos pequenos ou eram restritas a determinados países, como os Estados Unidos.

Roberta Pate, líder de negócios no Spotify: R$ 1,2 bilhão pagos para produções brasileiras em 2023/Foto: Spotify/Divulgação

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