O comércio parece não estar esperando extrapolar as vendas usuais neste dia das mães, já que, de acordo com pesquisa feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), apenas 20,2% de empresários ou dirigentes de lojas na capital acreana investiram em estoques específicos para o Dia das Mães.
Em contraste com a preparação, 81,2% afirma estarem muito confiantes com as vendas realizadas em decorrência da data comemorativa, enquanto outros 11,9% estão sem otimismo com os lucros, com 38,6% dizendo acreditar que os clientes têm dívidas e isso contribuirá para vendas menores.
Os lojistas afirmam ainda que a semana que antecede o dia das mães, e a véspera do feriado, são as mais movimentadas, somando 67,4%. Para fomentar as vendas, as promoções são a principal tática, com 42,6%, com os descontos à vista em segundo lugar com 17,8% e a concessão de crédito facilitada com 5,9%.
Acerca dos valores a serem gastos, 25,7% preveem gastar entre R$50 e R$100 e 19,8% acima dos R$200.