ContilNet Notícias

Documentário sobre Paulo Borges, fundador do SPFW, estreará em 2025

Por Metrópoles

Na moda nacional, um dos principais nomes de destaque é o de Paulo Borges. Fundador do maior evento de moda da América Latina, o São Paulo Fashion Week, ele será protagonista, em 2025, de um documentário. Serão três episódios para contar a trajetória profissional do paulista.

Pedro Iff/Metrópoles

Em entrevista à coluna, Paulo Borges adianta que também haverá relatos pessoais na série. “As pessoas vão entender mais intimamente a minha visão e entender mais intimamente onde a minha mão foi sendo colocada em cada parte da história na moda”, conta. Vem saber mais!

Natural de São José do Rio Preto, Paulo Borges tem 62 anos. Ele é o idealizador e diretor criativo do SPFW – Pedro Iff/Metrópoles

Paulo Borges – Muito Além da Moda

Paulo Borges destaca que o enredo documental apresentará a consolidação de eventos nacionais, como Phytoervas Fashion, considerada a primeira semana de moda do Brasil, até o São Paulo Fashion Week. Outros projetos, como livros e shows dirigidos por ele, também serão abordados, além de iniciativas que ainda estão em andamento.

“Fiquei muito feliz com o convite. Acho importante, afinal eu estou há 43 anos na moda, eu tenho uma visão e uma história da moda ainda de um mundo muito diferente do que é hoje. Quando eu comecei a trabalhar, aos 18/19 anos, o mundo era analógico, a economia era fechada, o país era hiperinflacionado, ainda saindo de uma ditadura. A gente está vivendo toda essa mudança, eu estou vivendo toda essa mudança”, sintetiza.

Fashion Rio, em 2009 – Fernanda Calfat Studio/LatinContent via Getty Images

Paulo Borges e Gisele Bündchen, em 2009 – Paulo Borges e Gisele Bündchen – Metrópoles

Atualmente, o SPFW é conhecido por propagar a diversidade na moda – Marcelo Soubhia/Agência Fotosite

A importância do São Paulo Fashion Week para a história do país será um dos principais pontos levantados, sobretudo o início. “A organização de um de um setor não só de um calendário de moda, mas de um setor, em um país que não tinha faculdades de moda; e que os profissionais não eram não eram visibilizados. Então, não havia estilistas que era percebidos, assim como modelos, maquiadores. Isso tudo foi construído durante esses anos todos; e tudo [do documentário] vai passar por essas histórias”, detalha o idealizador.

Personalidades que fizeram parte da trajetória de Paulo Borges — e da história da moda brasileira — aparecerão no documentário. Entre elas, Gisele Bündchen, Alexandre Herchcovitch e Conrado Segreto. O público também pode esperar relatos inéditos.

“É a minha vida, e até a vida do meu filho [Henrique], meu processo de adoção. São as minhas questões pessoais, os meus pensamentos, as escolhas que eu trouxe para todos os meus trabalhos, as questões que eu coloquei como importantes para a moda, como a diversidade, a inclusão, a equidade racial, a sustentabilidade, coisas que eu venho discutindo há mais de 20 anos. Além disso, acreditar numa geração nova de moda, criar plataformas para que esses jovens aparecessem.”

Paulo Borges sempre teve o intuito de apoiar jovens talentos da moda. Na foto, com Ana Luisa Fernandes, fundadora da Aluf – Paulo Borges e Ana Luisa Fernandes, da Aluf – Metrópoles

A vida pessoal também estará na produção – @pborgesj/Instagram/Reprodução

Intitulada Paulo Borges – Muito Além da Moda, a série está sendo desenvolvida pela Canal E! em parceria com a produtora Popcon. Com direção de Richard Luis, a narrativa mostrará como o idealizador do SPFW contribuiu, de forma ampla, para a cultura brasileira contemporânea. Música, fotografia, arquitetura e design estão no repertório.

Sair da versão mobile