Enquanto moradores de cidade como Tarauacá, no interior do Acre, dormem na fila e esperam até 24 horas antes do início do atendimento na sede da Polícia Civil, para poderem tirar Cédula de Identidade, em Sena Madureira, também no interior do estado é registrado exatamente o contrário: lá os documentos é que ficam empilhados à espera dos interessados para ser recolhidos.
O técnico responsável pela emissão dos documentos em Sena Madureira, Carlos Ferrari, não sabe precisar exatamente a causa pela baixa procura do documento já emitido, mas arrisca um palpite: de tanto saber de notícias negativas pela demora na emissão da documentação, as pessoas não têm pressa para procurar. “O que nós podemos dizer é que aqui conosco o documento sai no máximo em 30 dias. Há documentos aqui com mais de 100 dias de emitido e as pessoas não o procuram”, disse.
Ferrari também lembrou que a Polícia Civil em Sena Madureira faz um atendimento humanizado para que as pessoas fique à vontade para a obtenção documento. Na salinha onde são tiradas as fotografias oficiais para o documento há espelho, pentes e o interessado é recebido com muita atenção e carinho. “Atendimento humanizado pela pessoas é o mínimo que a gente pode fazer”, disse Ferrari.
Segundo ele, para obter a nova Cédula de Identidade ou renovar o documento, o interessado deve procurar a Delegacia de Polícia Com Certidão de Nascimento ou de Casamento ou o documento anterior. “O atendimento é rápido e a pessoa pode sair documentada no menor espaço de tempo possível. Elas só precisam vir pegar o documento que fica armazenado aqui”, disse o servidor.