As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começaram nesta segunda (27) na Página do Participante do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova é o principal vestibular do país e leva estudantes que concluíram o ensino médio ao ensino superior público, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A nota do exame também pode ser usada em outros programas, como o Prouni. Nas linhas a seguir, veja tudo que você precisa saber sobre as inscrições no Enem 2024.
A seguir, veja tudo que precisa saber sobre o Enem 2024. Confira o índice.
- Para que serve o Enem?
- Cronograma do Enem 2024
- Documentos necessários para o Enem 2024
- Como se inscrever no Enem 2024 e pagar taxa
- Quem conseguiu isenção da taxa precisa se inscrever no Enem?
- Enem 2024: perguntas frequentes
- Como estudar para o Enem?
1. Para que serve o Enem?
O Enem é um exame nacional que funciona como um “vestibular unificado” para democratizar o acesso ao ensino superior. As notas obtidas na prova são utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelos candidatos para entrar em faculdades públicas. Logo, em vez de cada universidade ter seu vestibular separado, elas adotam o sistema do Sisu para evitar gastos e facilitar a seleção de novos alunos. Além disso, a nota do Enem também é necessária para participar de programas como Prouni e Fies, que financiam o acesso à universidade privada.
2. Cronograma do Enem 2024
- Inscrições: 27 de maio a 7 de junho;
- Pagamento da taxa de inscrição: 27 de maio a 12 de junho;
- Solicitação para tratamento pelo nome social: 27 de maio a 7 de junho;
- Solicitação para atendimento especializado: 27 de maio a 7 de junho;
- Resultado das solicitações de atendimento especializado: 17 de junho;
- Período para recurso: 17 a 21 de junho;
- Resultado do recurso: 27 de junho;
- Aplicação da prova: 3 e 10 de novembro;
- Divulgação do gabarito: 20 de novembro;
- Resultado final: 13 de janeiro de 2025.
3. Documentos necessários para o Enem 2024
Durante o processo de inscrição, o candidato precisa informar alguns dados pessoais no formulário. Ao acessar a página do participante (https://enem.inep.gov.br/participante) será preciso preencher corretamente o número de CPF e data de nascimento. Em seguida, as informações de contato, como e-mail e telefone. Ao fim do processo, o estudante precisará enviar uma foto atual, nítida e individual, de acordo com as orientações da plataforma.
No dia do exame, o candidato precisará levar um documento de identificação original e com foto. Além disso, é recomendável estar munido do Cartão de Inscrição, que pode ser impresso na Página do Participante. Este documento não é obrigatório, mas facilita no momento de encontrar o local e a sala onde o candidato fará a prova.
4. Como se inscrever no Enem 2024 e pagar taxa
- Acesse o site enem.inep.gov.br/participante;
- Clique em “Inscrição”;
- Responda o captcha corretamente;
- Informe seu CPF e data de nascimento;
- Em seguida, forneça os dados de contato, como e-mail e telefone;
- Escolha o estado e município onde deseja fazer o exame;
- Selecione se deseja fazer a prova de inglês ou espanhol;
- Crie um cadastro e senha para acessar a página do participante pelo site https://sso.acesso.gov.br/;
- Envie uma foto atual, nítida e individual;
- Confirme seus dados com cuidado, incluindo as respostas do Questionário Socioeconômico;
- O Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) para pagar a taxa de inscrição poderá ser encontrado na Página do Participante.
5. Quem conseguiu isenção da taxa precisa se inscrever no Enem?
O benefício de isenção do Enem faz com que candidatos em vulnerabilidade social, que fizeram ensino médio em escolas públicas ou que foram bolsistas integrais em escolas particulares não precisem pagar a taxa de inscrição de R$ 85. Os alunos que conseguiram a isenção, contudo, ainda precisam se inscrever no exame normalmente, já que o benefício não substitui a necessidade de inscrição.
6. Enem 2024: perguntas frequentes
- Como se inscrever no Enem 2024? As inscrições são feitas pela Página do Participante, por meio do link enem.inep.gov.br/participante.
- Quanto custa a taxa de inscrição? O valor da taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser pago até 12 de junho. Vale lembrar que a inscrição só é confirmada quando o pagamento for efetuado.
- Quais as formas de pagamento são aceitas? É possível pagar a taxa de inscrição do Enem 2024 por boleto, PIX ou cartão de crédito.
- Qual o dia das provas do Enem 2024? Em 3 e 10 de novembro.
7. Como estudar para o Enem?
Existem diferentes sites e aplicativos para estudar para o Enem 2024. Algumas opções como Brainly e RevisaApp auxiliam na revisão de questões e no desenvolvimento das matérias previstas para o exame. Tudo que os candidatos precisam estar consta no edital da prova, que pode ser acesso pelo link “https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-51-de-10-de-maio-de-2024-559158847”.
Com informações de Inep