ContilNet Notícias

Enem 2024: participantes poderão usar carteira de identidade digital

Por Metrópoles

Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 vão poder usar a versão digital da carteira de identidade nacional (CIN) como documento de identificação no dia das provas.

No cronograma publicado nessa segunda-feira (14/5), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também autoriza a identificação dos seguintes documentos digitais: e-Título, CNH ou antigo RG. Vale ressaltar que todos devem ser apresentados nos respectivos aplicativos oficiais.

Vinícius Schmidt/Metrópoles

De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação (MGI), até o momento, foram emitidas mais de 7 milhões de unidades da carteira de identidade nacional em 23 estados e no Distrito Federal.

Veja como inserir a CIN Digital na carteira de documentos do portal gov.br:

O Enem 2024

O período de inscrições para o Enem 2024 começa em 27 de maio e termina em 7 de junho, com taxa de inscrição de R$ 85 que pode ser paga por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito.

Para se inscrever, basta acessar a Página do Participante, em enem.inep.gov.br/participante.

As provas estão previstas para serem aplicadas em 3 e 10 de novembro. O gabarito será divulgado em 20 de novembro, enquanto os resultados serão divulgados em 13 de janeiro de 2025.

O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil. As notas são usadas por instituições públicas e privadas nos critérios de seleção de estudantes.

Na edição anterior, cerca de 3,9 milhões se inscreveram, porém, uma média de 2,7 milhões fizeram as provas.

Confira o cronograma do Enem 2024:

Sair da versão mobile