A estudante acreana Maria Alice Damásio Ricarte, de 15 anos, foi campeã do II Torneio Panamazonico Amador de Xadrez na categoria feminina no último domingo (05). A garota se tornou mestre nacional feminina de xadrez, norma dada pela Confederação Nacional de Xadrez.
Ao Ac24horas, a mãe de Maria Alice, Samara Rachel falou do desenvolvimento da menina e como o esporte impactou o comportamento e a disciplina de Maria Alice:
“A Maria se apaixonou pelo xadrez nas aulas da escola. Dificilmente ela teria esse contato com o xadrez, se não houvesse esse incentivo da escola”, afirmou Samara.
A garota estuda no Colégio Anglo Acre, em Rio Branco, onde o xadrez é parte do currículo desde os primeiros anos do ensino fundamental.
A mãe comentou como o xadrez ajudou Maria a ser extremamente responsável, a desenvolver o raciocínio lógico, o sentimento de equipe e a empatia com o próximo, “mas principalmente o sentimento de superação diário”:
Histórico de vitórias
“O xadrez é desenvolvido aqui como integrante da grade curricular. Todos os alunos praticam o esporte pelo menos uma vez por semana. Nós participamos dos jogos escolares nacionais, e a Maria Alice participou e foi destaque em duas edições”, explicou o professor Francisco Jonas Nascimento sobre a rotina de treino e estudo de Maria Alice no colégio no site de notícias.
No ano passado ela foi a primeira da região norte a ser campeã no Campeonato de Xadrez Escolar, em Minas Gerais.
“A sementinha das aulas, que ela tinha quando era criança, tem feito todo o diferencial na vida da Maria Alice”, disse a mãe de Maria Alice.