Em cena com o espetáculo A Cerimônia do Adeus, no Rio de Janeiro, Fernanda Montenegro, aos 94 anos, já declarou algumas vezes que não pensa em largar os palcos. Segundo a atriz, é a arte que a faz ter vontade de viver.
Ao ser questionada, durante entrevista ao O Globo, sobre o esforço de estar no palco durante cerca de 70 minutos, Fernanda responde: “No palco? Me sinto viva . Tem uma hora em que se vive com o coração na mão, sabe? Ainda acordo e canto. Isso mantém o ímpeto de pegar a si mesma e dizer: ‘Vamos lá!’”.
A atriz ainda define o teatro “como um lugar especial de vida”. “É uma coisa monstruosa. Não sei dar conta do meu dentro. Às vezes, dizem que sou capaz de um trabalho, de uma interpretação, de um posicionamento. Mas muita gente acha que não. Ator de teatro é instrumento de si mesmo. Pianista toca piano. Ator toca ele mesmo. Se o som sai do violino, você ouve. Não sei o que sai de mim. É o interior”, reflete a atriz.
Recentemente, Fernanda precisou provar que estava viva. De 2019 a 2022, o INSS deixou de depositar a aposentadoria da atriz, exigindo que se apresentasse pessoalmente à agência bancária.
“Minha aposentadoria estava indo para outra pessoa ou… para um morto. Penso que é necessária, sim, essa prova de vida que exigem. Porque muita vida que não existe mais continua recebendo. Deixei de receber por um tempo e tem um processo acontecendo. Mas isso tudo passa e agora estou recebendo minha aposentadoria para a qual paguei por 30 anos”, garantiu.