ContilNet Notícias

Google acidentalmente deleta $124bi da aposentadoria dos australianos

Por TeachDrop

Indoor shot of unhappy sad senior bearded male entrepreneur sitting at desk with laptop and papers having depressed facial expression, frustrated with financial problems, holding hands under his chin

Imagina acordar um belo dia e perceber que ~U$125 bilhões da aposentadoria de ~600k Australianos armazenados na nuvem desapareceram. Isso aconteceu, na semana passada, e o culpado foi ninguém menos que: Google! que deletou sem querer a conta cloud da UniSuper.

Como consequência: usuários ficaram sem acesso ao app e agoniados ao ver suas reservas financeiras da vida evaporarem – durante uma semana… Mas claro que, como qualquer empresa com bilhões sob gestão, a UniSuper tinha um backup. Que não serviu de nada, pois o backup também foi deletado junto com a conta.

Foto: FreePick

A UniSuper e seus clientes só conseguiram restaurar seus dados pois existia um terceiro backup, com outro provedor (não o Google).

O CEO do Google Cloud, Thomas Kurian, decidiu não culpar o estagiário e reconheceu o erro, dizendo que a conta cloud foi deletada devido a uma sequência de eventos isolados e sem precedentes – e que medidas já foram tomadas para que isto nunca mais se repita.

Zoom Out: o Google Cloud, a Microsoft Azure e a Amazon AWS controlam, juntas, 64% de todos os dados na nuvem. De contas bancárias à sistema de defesa nacionais, tudo armazenado na cloud das gigantes. No improvável cenário das três perderem os dados de todos clientes, o evento seria o Armagedom da internet.

Sair da versão mobile