Ifac participa da seleção de Agentes Territoriais de Cultura do PNCC

Sendo 64 para a Região Norte, distribuídas entre Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins

O Instituto Federal do Acre (Ifac), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), celebrou parceria com o Instituto Federal do Pará (IFPA) para adesão ao Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), fruto da parceria entre o Ministério da Cultura (Minc) e a Rede Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia. O programa destinará ao Acre mais de 900 mil reais.

O PNCC visa a ampliação do acesso às políticas públicas de cultura, com o fortalecimento da democracia e da participação popular e cidadã.

A ideia é mobilizar pessoas de todo o país, a fim de mobilizar e formar agentes para disseminação cultural, também com apoio a elaboração de projetos e formação de parcerias.

Os agentes selecionados receberão bolsa e auxílio inclusão digital por 12 meses, podendo esse prazo ser ampliado pelo mesmo período.

Para participar, os candidatos devem dispor de 20 horas semanais, sendo cinco dessas horas dedicadas à formação e o restante em planejamento e execução.

Para o Acre serão contratados 05 agentes (mais cadastro de reservas) para atuação nos municípios de Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Sena Madureira, Brasiléia e Rio Branco.

Os candidatos devem ter acima de dezoito anos, bem como residir e possuir comprovada atuação na área cultural em seu território.

O edital prevê ainda pontos extras a pessoas pertencentes a grupos minoritários, como apoio a políticas de afirmação. A capacitação dos agentes ocorrerá por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC).

O coordenador adjunto do PNCC, João Cabral diz que a adesão do Ifac por meio da Proex demonstra a importância dos Institutos Federais na promoção de iniciativas que o objetivam ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais.

“A etapa de contratação dos agentes culturais, faz parte de ação que terá a duração de dois anos promovendo formação continuada e realização de atividades de mapeamento participativo, comunicação e mobilização social. Esperamos que com o apoio contínuo do Programa Nacional dos Comitês de Cultura, fortalecer o tecido social, valorizando as identidades locais e proporcionando oportunidades para que os talentos artísticos e culturais do Acre floresçam”, destaca o coordenador.

Inscrições abertas – As inscrições são gratuitas e serão realizadas exclusivamente pela internet, pelo endereço eletrônico https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2143/, até as 23h59 do dia 27 de maio de 2024, seguindo o horário de Brasília.

Informações adicionais e edital completo podem ser obtidas nestes links: https://ifpa.edu.br/PNCC e https://mapas.cultura.gov.br/oportunidade/2143/.

PUBLICIDADE