Produzida pelo artista plástico Evandro Cunha, do estado de Santa Catarina, a estátua do padre Paolino Baldassari foi apresentada oficialmente à população de Sena Madureira na noite desta quarta-feira (1º).
A cerimônia se deu durante a novena do mês de maio, ocorrida na igreja matriz Nossa Senhora da Conceição, na mesma noite em que começou o tradicional arraial, evento que relembra sobremaneira o padre Paolino.
O frei Zezinho Rosa, pároco do município, benzeu a estátua e disse que se trata de um momento marcante para Sena Madureira. “Trata-se de uma justa homenagem a alguém que dedicou toda a sua vida a população de Sena Madureira. Agradecemos ao Cirleudo Alencar e ao Daniel Herculano que empreenderam esforços para a implantação da estátua do padre Paolino em nossa cidade”, comentou.
Segundo consta, a estátua será instalada ao lado do Memorial Padre Paolino que fica no próprio terreno da igreja católica.
Detentor de uma história marcante, padre Paolino, de origem Italiana, dedicou suas ações aos menos favorecidos. Em Sena Madureira, se notabilizou principalmente por realizar as chamadas “desobrigas”. Com isso, chegava aos seringais mais isolados da Floresta Amazônia levando a evangelização, bem como, ações sociais. Nessas missões, contraiu malária por mais de 80 vezes, entretanto, conseguiu vencer todos os desafios e levar amparo, naquele momento, para quem mais precisava.
Aos 91 anos de idade, padre Paolino faleceu no dia 8 de abril de 2016 em Rio Branco.
Veja fotos e vídeos: