Memórias Póstumas de Brás Cubas: como baixar PDF do livro que viralizou

Livro de Machado de Assis viralizou após a escritora Courtney Henning Novak publicar um vídeo repleto de elogios; saiba como baixar Memórias Póstumas de Brás Cubas grátis

É possível baixar o livro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, legal e gratuitamente pela Internet. A obra, publicada em folhetim durante 1880, agora está em domínio público assim como outros títulos do autor e, por isso, pode ser encontrada de graça na web para download em PDF ou outros formatos. Recentemente, o livro viralizou nas redes sociais após a escritora e criadora de conteúdo estadunidense Courtney Henning Novak publicar um vídeo no TikTok exaltando a escrita do escritor brasileiro. A seguir, entenda o caso e saiba como baixar Memórias Póstumas de Brás Cubas de graça.

Memórias Póstumas de Brás Cubas: como baixar PDF do livro que viralizou — Foto: Foto: Divulgação/Machado de Assis Real

Como Memórias Póstumas de Brás Cubas viralizou?

A criadora de conteúdo, podcaster e escritora estadunidense Courtney Henning Novak publicou, no último sábado (18), um vídeo em que relatava suas impressões de Memórias Póstumas de Brás Cubas. A leitura fazia parte de um “desafio literário” baseado em ler uma obra significativa de cada país do mundo e, para o Brasil, foi escolhido o livro de Machado de Assis. Na publicação, a influencer elogiou o clássico tupiniquim e chegou a relatar que “não sabe o que vai fazer de sua vida” após terminá-lo.

O vídeo já conta com quase 900 mil visualizações e 175 mil curtidas no TikTok. A repercussão fez, inclusive, o título Memórias Póstumas de Brás Cubas ficar em segundo lugar entre os mais vendidos da Amazon em sua edição em inglês. O TikTok de Courtney Henning Novak também deu o que falar entre os usuários brasileiros. Alguns internautas comemoram o sucesso do livro entre os leitores estrangeiros; outros, como sempre, fizeram piadinhas com o evento.

Como baixar Memórias Póstumas de Brás Cubas de graça

Como Memórias Póstumas de Brás Cubas está em domínio público, é possível baixá-lo de graça e legalmente na Internet. Diferentes sites do governo como a Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados e o Portal Domínio Público apresentam livros do Machado de Assis livres para download. O endereço “Machado de Assis — Vida e Obra”, inclusive, conta com a bibliografia completa do autor, ordenada e comentada. Confira a seguir.

Como baixar Memórias Póstumas de Brás Cubas no Portal Domínio Público

  • Acesse “http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.jsp”;
  • Escreva “Machado de Assis” no campo “Autor” e, em “Tipo de mídia”, defina a opção “Texto”;
  • Clicando em “Pesquisar”, você vai ter acesso a um vasto catálogo das obras do autor. Navegue entre as páginas, organizadas em ordem alfabética, até encontrar “Memórias Póstumas de Brás Cubas”. Perceba que há três edições disponíveis;
  • A versão com mais acessos é a disponibilizada pela Universidade da Amazônia e pode ser acessada diretamente pelo link: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=16953. Clique em “Baixar” para fazer o download.

Como baixar Memórias Póstumas de Brás Cubas no Machado de Assis — Vida e Obra

  • Acesse “https://machado.mec.gov.br/” e role a página até encontrar a seção “Obra completa”;
  • Clique em “Romance” para encontrar o título “Memórias Póstumas de Brás Cubas”;
  • Selecione o ícone do PDF para iniciar o download.
Site Machado de Assis — Vida e Obra cataloga toda a bibliografia do autor — Foto: Reprodução/Yuri Neri
Site Machado de Assis — Vida e Obra cataloga toda a bibliografia do autor — Foto: Reprodução/Yuri Neri

Sinopse e resumo de Memórias Póstumas de Brás Cubas

A seguir, confira os comentários da Globo Livros para Memórias Póstumas de Brás Cubas.

Memórias Póstumas de Brás Cubas é o mais importante romance brasileiro de todos os tempos. Moderno avant la lettre, revolucionário na forma fragmentária, no tempo narrativo não-linear, no estilo realista-irônico, é ao mesmo tempo um dos mais agudos retratos das elites brasileiras – além de repositório de algumas das passagens mais famosas da literatura em língua portuguesa.

Abaixo, está o resumo da obra, segundo o Globo Educação.

Brás Cubas é um homem rico e solteiro que, depois de morto, resolve se dedicar à tarefa de narrar sua própria vida. Dessa perspectiva, emite opiniões sem se preocupar com o julgamento que os vivos podem fazer dele. De sua infância, registra apenas o contato com um colega de escola, Quincas Borba, e o comportamento de menino endiabrado, que o fazia maltratar o escravo Prudêncio e atrapalhar os amores adúlteros de uma amiga da família, D. Eusébia. Da juventude, resgata o envolvimento com uma prostituta de luxo, Marcela. Depois de retornar de uma temporada de estudos na Europa, vive uma existência de moço rico, despreocupado e fútil. Conhece a filha de D. Eusébia, Eugênia, e a despreza por ser manca. Envolve-se com Virgília, uma namorada da juventude, agora casada com o político Lobo Neves. O adultério dura muitos anos e se desfaz de maneira fria. Brás ainda se aproxima de Nhã Loló, parenta de seu cunhado Cotrim, mas a morte da moça interrompe o projeto de casamento.

Além de Brás Cubas: Outros livros de Machado de Assis

Além de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis conta com outros romances marcantes, além de contos, poesia, traduções e mais. Veja alguns títulos mais conhecidos.

  • Dom Casmurro (1899)
  • Quincas Borbas (1891)
  • Contos fluminenses (1870)
  • O Alienista (1882)
  • Helena (1876)
  • Histórias da meia-noite (1873)
  • História dos trinta dias (1878)
PUBLICIDADE