A greve dos estudantes da Universidade Federal do Acre (Ufac) ganhou um novo ato de apoio, que ocorrerá nesta sexta-feira (31), com a realização do 3º Circuito de Arte Independente, que é organizado pela própria comunidade estudantil.
O evento se inicia às 18h, no bloco do curso de Arte Cênicas, dentro das dependências das Ufac, e contará com dança, música, hip-hop e poesias.
Uma das organizadoras do evento é Hevyllyn Souza, estudante de nutrição. Segundo ela, o principal intuito é dar mais atenção ao movimento e às pautas levantadas pelo movimento grevista.
“Essa é uma forma de valorizar os artistas tanto da Ufac como da comunidade externa, com o intuito de trazer os estudantes para a universidade nesse momento que a galera está dispersa, para a gente juntar, falar sobre a greve, e realmente ter esse diálogo, mas também com muita arte. É um momento também de descontração, mas também um momento político”, disse ela ao g1 Acre.
Além disso, ela pontua quais são as reivindicações feitas pelos estudantes, e que o movimento não é mais apenas uma extensão dos movimentos grevistas dos professores e técnicos da instituição.
“Queremos o R.U aberto e de qualidade, e que fique aberto nas férias. Melhores estruturas das salas de aula, atualmente a maior parte das salas tem ar condicionados barulhentos e sempre temos que desligar para conseguir escutar o professor. Muitos Centros Acadêmicos não tem sala para que os alunos descansem, o meu curso por exemplo é integral e não temos sala para descansar/estudar. Com uma deflagração de greve temos a possibilidade de negociar com a reitoria, por isso a importância da greve”, ressalta a estudante.
O sarau contará com diversos estilos diferentes de práticas culturais, além de comidas e peças de arte sendo expostas e vendidas.
“Vai ter a galera vendendo a arte, vai ter a galera vendendo comida, terá barraquinha do comando de greve estudantil, para estar arrecadando o dinheiro, para produzir cartazes e muito coisa pra chamar a atenção da gestão da Ufac para as nossas reivindicações. Então esse circuito vai ajudar muito também nessa arrecadação de fundos”, explica ela.