ContilNet Notícias

No Acre, moradores de 9 cidades atingidas por enchentes já podem solicitar FGTS Calamidade

Por Suene Almeida, ContilNet

Os moradores de nove municípios acreanos que foram atingidos pelas enchentes dos principais rios do estado já podem solicitar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) por calamidade junto à Caixa Econômica Federal.

As cidades contempladas com o saque do FGTS são Assis Brasil, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, e Brasiléia, que teve 80% de seu território alagado na enchente de 2024.

Rio Branco registrou a segunda maior enchente da sua história/ Foto: Pedro Devani/Secom

A solicitação é feita exclusivamente pelo Aplicativo FGTS e até o próximo domingo (26). Tem direito ao saque-calamidade os trabalhadores residentes em áreas afetadas pelas enchentes, previamente indicadas pelas secretarias de Defesa Civil dos municípios. Podem fazer o saque qualquer cidadão com saldo na conta do FGTS, inclusive que já realizou nos últimos 12 meses pelo mesmo motivo.

Como solicitar o benefício:

Acesse o aplicativo FGTS e vá em “Meus Saques”;

Escolha “Outras Situações de Saques”;

Selecione “Calamidade Pública”;

Informe o município de residência e clique em “Continuar”;

Escolha a forma de receber o FGTS (crédito em conta bancária ou saque presencial);

Anexe os documentos requeridos;

Confirme a solicitação.

Documentos necessários:

– cópia da frente e do verso do documento de identidade, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou do passaporte, além de foto do próprio rosto segurando o documento de identificação;

– cópia do comprovante de residência em nome do trabalhador, como conta de luz, água, telefone, gás, fatura de internet, de TV e de cartão de crédito, entre outros, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;

– cópia da certidão de casamento ou da escritura pública de união estável, caso.

Sair da versão mobile