Nova lei do impedimento é testada e irá para a International Board

Proposta do ex-técnico francês Arsène Wenger é acabar de vez com a regra da mesma linha

A proposta de mudança na lei do impedimento, criada pelo francês Arsène Wenger, ex-técnico do Arsenal, foi aprovada em testes de campo realizados na Europa. E, segundo o jornal inglês “The Times”, está pronta para ser apresentada à International Football Associaton Board (Ifab), responsável pela regulamentação do futebol no mundo.

Proposta de nova lei do impedimento: acima em posição legal, abaixo fora de jogo — Foto: Reprodução

Proposta de nova lei do impedimento: acima em posição legal, abaixo fora de jogo — Foto: Reprodução

Em setembro do ano passado, Wenger apresentou sua sugestão de acabar com chamada “mesma linha”. Pela nova proposta, que ganhou o apelido de “regra da luz do dia”, só haverá impedimento quando o atacante estiver completamente à frente do defensor. Mesmo que só alguma parte do corpo do atacante esteja na mesma linha, então a decisão seria validar o lance. Hoje, qualquer parte do corpo que seja válida para o jogo (menos mãos e braços) já é suficiente para a marcação do impedimento.

Wenger apresentou a ideia em setembro do ano passado, mas a proposta precisaria ser testada em campo. Segundo o “The Times”, o ex-treinador obteve resultados positivos em jogos de divisões inferiores na Suécia, Itália e Holanda nos últimos meses.

PUBLICIDADE