O Palácio de Buckingham revelou nesta terça-feira o primeiro retrato oficial do rei Charles III a ser finalizado desde sua coração, realizada na Abadia de Westminster em 6 de maio de 2023.
Com cores vívidas, a obra foi produzida pelo artista Jonathan Yeo — que também pintou outras personalidades como a ativista Malala Yousafzai e o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair — a pedido da Drapers’ Company, empresa de libré da cidade de Londres que coleciona retratos reais há séculos.
Na pintura de 2,5 metros de altura e 1,8 metro de largura, Charles, de 75 anos, aparece centralizado em um fundo rosa vivo, que mescla com o seu uniforme vermelho da Guarda Galesa — o que destaca o seu rosto e cabelos brancos.
O rei segura uma espada, e do lado esquerdo, próximo ao seu ombro, é possível ver uma borboleta. O momento da revelação do quadro foi registrado e publicado nas redes do palácio.
Segundo o artista, citado na publicação, a obra começou a ser pintada quando Charles ainda era Príncipe de Gales, com a primeira sessão ocorrendo em junho de 2021.
Foram quatro encontros ao todo, cada um durando cerca de uma hora. “Tal como a borboleta que pintei pairando em seu ombro, este retrato evoluiu à medida que o papel do retratado em nossa vida pública se transformou”, afirmou Yeo.
Além disso, à BBC, o artista afirma que a borboleta também é uma referência ao interesse do rei por temas ambientais, causa que ele “defendeu durante a maior parte de sua vida e, certamente, muito antes de se tornar uma conversa comum”. O detalhe, ele revelou à rede britânica, foi uma sugestão do próprio rei:
— Eu disse: “Quando as crianças em idade escolar estiverem olhando para isso daqui a 200 anos e estiverem olhando para quem é quem dos monarcas, que pistas você pode dar a eles?” — contou, acrescentando que o rei prontamente respondeu “Que tal uma borboleta pousando no meu ombro?”.
Finalizada antes de diagnóstico de câncer